Campo Grande antecipa feriados e fecha serviços não essenciais por nove dias

1206

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (18), a prefeitura de Campo Grande definiu medidas para frear o avanço da pandemia na cidade, dentre elas, a antecipação de feriados a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de março.

Uma espécie de “lockdown”, porém não admitido pelo município, deve ser publicada nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do município, começando no dia 22 e prosseguindo por 7  dias, juntando os feriados que serão antecipados. Ao todo serão nove dias, contados o sábado e domingo próximo (20 e 21).

As medidas foram acertadas em uma reunião com a presença do prefeito da Capital, Marquinhos Trad, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, além de representantes de entidades e do comércio, do Ministério Público e de hospitais particulares da Capital, Defensoria Pública e Procon. 

Nestes dias, só poderão funcionar serviços essenciais durante 24 horas. Segundo o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), o comércio que não se enquadra em serviço essencial não poderá abrir. “Só funcionarão serviços essenciais durante os nove dias e não é lockdown”, observou o prefeito.

Marquinhos Trad afirmou que as medidas a serem adotadas de maneira emergencial visam reduzir a taxa de contagio da doença no Município e evitar que de fato haja um colapso no serviço de saúde, o que poderia levar a restrições mais severas, conforme projeção e avaliação dos dados epidemiológicos apresentados durante a reunião.

“Essas medidas são necessárias para que a gente possa reagir diante de um cenário totalmente adverso e consiga assegurar a quem necessita um condição adequada de atendimento”, reforça.

O prefeito destaca que com a redução da mobilidade e circulação de pessoas, sobretudo no período noturno, é esperada uma dimuição nas internações por acidentes de trânsito e outras causas externas.

“Desta forma podemos diminuir a lotação das unidades hospitalares e garantir a assistência adequada à nossa população que venha a necessitar de um leito. É necessário, mais do que nunca, que haja colaboração de todos para vencermos esta pandemia. O Município está fazendo a sua parte”, diz.

O presidente da CDL CG, Adelaido Vila, foi um momento muito duro e de decisões emergências. “Da segunda-feira (22) até o domingo (28) teremos a antecipação dos feriados, com exceção do feriado do dia do trabalhador”. Adelaido ressaltou que a entidade pediu ajuda financeira. “São auxílios quanto ao ISS e o IPTU, para que consigamos sobreviver. Além disso, pedimos o apoio do prefeito, junto ao governo, no que tange ICMS e tributos estaduais”.

Medidas

Foram antecipados os feriados de 21 de abril (Tiradentes), 03 de junho (Corpus Christi), 26 de agosto (Aniversário de Campo Grande), 7 de setembro (Independência do Brasil) e 15 de novembro (Proclamação da República). Permanece como feriado o dia do trabalhador, 1º de maio.

Números

Campo Grande já soma 80.320 casos confirmados e 1.631 óbitos, desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 297 pessoas infectadas pelo vírus e oito mortes, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A cidade ainda se apresenta na última colocação no índice de isolamento social entre as capitais, com 31,17%. Belém (PA) lidera o ranking com 49,33%, seguido por Aracaju (47,73%) e Fortaleza (44,68%).

A macrorregião de Campo Grande tem o índice de 107% na ocupação de leitos de UTI/SUS (Sistema Único de Saúde)