A semana começa com alerta para a possibilidade de tempo severo, com chuvas intensas e temporais, que podem vir acompanhados de granizo em Mato Grosso do Sul.
A previsão indica tempo instável devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao fluxo de umidade no estado do Mato Grosso do Sul. São esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Em grande parte do estado, os ventos sopram do quadrante sul/sudoeste, com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem atingir valores de 70 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 51 municípios de Mato Grosso do Sul até às 10 horas de hoje (10). O Instituto prevê entre 30 e 60 milímetros de chuva por dia. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, além de queda de granizo.
São esperadas temperaturas mínimas entre 14 e 16°C e máxima de 24°C para a região sul. Por outro lado, na região norte, mínimas entre 16-22°C e máximas de 29°C.
Em Campo Grande, espera-se temperatura mínima entre 19 e 22°C e máxima de 25°C.
O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.