23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 3 de outubro, 2024
spot_img

Secretário alerta para risco de automedicação e ‘kit covid’

Por meio do Whatsapp, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, criticou o uso de tratamentos profiláticos contra o vírus covid-19. O uso desses medicamentos está em discussão e prestes a receber o aval da prefeitura de Campo Grande.

A sugestão partiu de um grupo com cerca de 250 médicos. Mas, Resende reprova e disse que “Como médico e secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul reafirmo que o embasamento científico sempre norteou e continuará norteando nossas decisões nas ações de combate e prevenção ao coronavírus”, pontuou.

Além disso, o secretário alertou na transmissão ao vivo neste domingo (5), para os riscos de automedicação e falsa sensação de segurança que promete o ‘kit covid’. “O isolamento social, o uso de máscaras, as etiquetas de higiene ainda são os únicos antídotos contra o novo coronavírus”, frisou.

Além disso, o secretário reafirma que até o momento, não existe tratamento comprovado para prevenção, tratamento ou ou cura do novo coronavírus. “Existem pesquisas sobre diversos tratamentos farmacológicos em andamento, mas sem conclusão definitiva sobre a eficácia dos mesmos”.

Fale com a Redação