26.8 C
Campo Grande
terça-feira, 1 de outubro, 2024
spot_img

Fronteira entre MS e Bolívia está fechada devido a protesto pela saúde

Nesta quarta-feira (8) está acontecendo um protesto na Bolívia para que as autoridades do país vizinho melhorem a estrutura da saúde, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O fato, fechou a fronteira e proibiu o transporte de cargas entre Corumbá e a Bolívia.

Segundo o site Diário Corumbaense, o bloqueio é por tempo indeterminado na estrada Bioceânica, em Puerto Suárez e também atinge a linha férrea na fronteira.

“Tínhamos no país vizinho, exatamente na cidade de Corumbá, o atendimento no hospital, agora com a pandemia isso foi suspenso e não temos para onde levar nossos doentes, não tem condições de atender ainda mais em caso de pandemia. São 630 quilômetros do hospital mais próximo. Têm pessoas que não aguentam e infelizmente morrem na metade do caminho, nossos hospitais estão colapsados não temos como levar os doentes. Estamos ‘brigando’ pela vida, é um bloqueio cívico e não politico”, afirmou o presidente do Comitê Cívico de Puerto Suárez, Humberto Miglino Rau.

Muitos bolivianos doentes acabam entrando em território brasileiro, por trilhas clandestinas, para buscar atendimento nas clínicas particulares e na Santa Casa de Corumbá.

Fale com a Redação