20.8 C
Campo Grande
sábado, 21 de setembro, 2024
spot_img

Fiocruz prevê 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 no início de 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trouxe uma luz sobre a discussão sobre quando uma vacina contra a Covid-19 pode estar pronta para distribuição no Brasil. De acordo com a instituição, a previsão é de que, se os testes caminharem bem, é possível ter 100 milhões de doses disponíveis para brasileiros no início de 2021.

A fundação está envolvida com os testes da vacina desenvolvida pela universidade britânica de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz faz parte do acordo para produção nacional das vacinas caso o projeto e já está preparando a fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, para iniciar a produção o mais rápido possível em caso de sucesso nos ensaios clínicos.

Como relata o G1, enquanto os resultados não saem, o maquinário e os insumos necessários para a produção estão sendo preparados para acelerar a produção quando ela for possível.

“Nós receberemos a vacina congelada, ela vai passar por um processo de descongelamento de 2 a 3 dias. Uma vez que esteja na fase líquida, é transferida para um tanque em aço inox para ser envazada, rotulada e embalada”, explica Luiz Lima, vice-diretor de produção na Bio-Manguinhos.

O acordo prevê que, em dezembro deste ano, a Fiocruz receberá o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) suficiente para produzir 15,2 milhões de doses da vacina. Já em janeiro, um novo carregamento permitiria a produção de mais 15,2 milhões, totalizando 30,4 milhões de doses até o fim de janeiro.

Fale com a Redação