29.8 C
Campo Grande
domingo, 29 de setembro, 2024
spot_img

Dia da Gestante: Como parte do grupo de risco, pandemia mudou jeito de ver e viver a gestação

O cenário da pandemia mudou a forma de ver e viver. A rotina do mundo passou a adotar uma série de medidas de proteção, higiene e principalmente de distanciamento social. E hoje, no dia da gestante (15 de agosto) é preciso reforçar que elas fazem parte do grupo de risco. Os cuidados precisam ser redobrados e as formas de demonstrar afeto e apoio precisam ser reinventadas.

A gestante Carolina Darc relata que a gravidez a pegou de surpresa, bem como a pandemia. Ela conta que se apega a fé e ao carinho da família. “Eu estava tomando anticoncepcional e já havia perdido dois bebês. Quando soube que estava grávida, vi ali que realmente o tempo é de Deus, não nosso. Minha primeira reação foi de medo, pelo risco que eu já sabia que tinha (trombofilia), mas principalmente pelo momento do mundo: pandemia! Nunca pensei que viveríamos isso, coisa de cinema, surreal mesmo. Com a diferença de que no cinema a cura vem rápido. Mas, também pensei que era forma de Deus me dizer que ia ficar tudo bem! E graças a Ele tenho um marido, família, amigos e obstetra maravilhosos!”.

É comum neste momento a gestante participar de chá revelação, chás de fraldas. Todos querem ver a evolução da barriga, visitar, presentear. Mas, essas tradições precisaram ser interrompidas.

“Todos cobram de ver a barriga, mas infelizmente o momento não permite. Pensamos em fazer uma charreata de fraldas para os amigos poderem ver o Logan no forninho. Só saio de casa para consulta e exames. Meu trabalho permite home office o que é maravilhoso! Meu marido faz tudo na rua, porque ele precisa sair para trabalhar, mas quando chega o uniforme já fica na lavanderia e vai direto pro banho. É uma rotina diferente, adaptada ao novo normal”, revela Carolina.

Mas, para todos os dias, Carolina afirma que é preciso ter fé. “ Nossa família prefere o isolamento social agora, do que fazer parte de estatística negativa pra sempre. Minha oração é pra que a vacina venha mesmo até o fim do ano e que a vida do meu pequeno possa ser tranquila, rodeado de família e amigos, como sempre foi as nossas” deseja.

Eternizando este momento

A pandemia vai passar, a gestação vai passar, mas as lembranças ficam. Pensando nisso, a fotógrafa Talita Palagar destaca que registrar esse momento é um presente para o futuro.

“Gerar uma vida nesses tempos difíceis não é nada fácil, já que vivemos um momento de incertezas. Eu bato na tecla de que a gestação é uma fase linda, de dores e amores. A grávida precisa tirar um tempo para relaxar, se olhar, se sentir linda. Isso é muito importante. E o ensaio traz esses sentimentos à gestante. São alguns minutos que ela se dá a oportunidade de desocupar a cabeça e se olhar. A foto é presente para o futuro, toda família vai lembrar, com riqueza de detalhes, daquela fase especial”, explica Talita.

Sobre as medidas de biossegurança, Talita conta que redobrou os cuidados com a limpeza e higienização do espaço.

“Todo cliente recebe um informativo com as medidas que adotamos no estúdio para que o ensaio aconteça da forma mais segura possível. Como, tirar os sapatos antes de entrar no estúdio, uso obrigatório da máscara, limitamos a agenda em dois ensaios por dia (manhã e tarde) para dar tempo de arejar e higienizar todo o estúdio para a próxima família que vamos receber, disponibilizamos álcool 70° para os clientes. E não temos mais os abraços a fim de mantermos o distanciamento necessário”, detalha.

Dois corpos num mesmo espaço

O obstetra e parteira, Rubia Borges, lembra que as gestantes precisam de todo o amor, cuidado e preces neste momento sagrado para o feminino.

“O dia de hoje comemoramos todos os dias, pois estado de graça maior não há! Desafia as leis da física, onde diz que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. As regras da matemática quando se divide, multiplica. A gramática do mas: amo ser mãe, mas odeio ser mãe. E tantas outras variações químicas, físicas, energéticas, amorosas, abstratas, reais e imutáveis! Que as janelas do céu se abram sobre cada uma de vocês com unção dobrada de paz, saúde e amor em abundância! Eu sou muito grata, assistir mulheres grávidas é umas das maiores paixões da minha vida. Obrigada a todas vocês que me confiam o seu bem mais precioso, sinto saudades quando vocês somem e oro pra que engravidem logo de novo. Um beijo enorme!”, finaliza.

Fale com a Redação