26.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 30 de setembro, 2024
spot_img

Senad e PF iniciam Operação Nova Aliança contra o narcotráfico na fronteira

A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), com apoio da Força Tarefa Conjunta do Paraguai e da Polícia Federal do Brasil iniciaram a 22ª etapa da Operação Nova Aliança, que visa atacar centros de produção e armazenamento de maconha na fronteira entre os dois países. Foi instalado uma base na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.

Com a chegada dos helicópteros modelo Augusta e Skylo da Polícia Federal brasileira, que colabora com a Senadno âmbito de um acordo de cooperação e responsabilidade compartilhada entre os dois países na região, plantações de maconha foram atacadas inicialmente em áreas de reservas naturais na região de Chiriguelo.

Senad e PF iniciam Operação Nova Aliança contra o narcotráfico na fronteira
Os agentes localizam dos helicópteros as plantações que serão destruídas.

No primeiro dia da operação, 2 campos de narcóticos e 2.200 quilos de maconha recentemente colhida foram localizados e destruídos. Da mesma forma, os agentes eliminaram 19 hectares plantados com maconha que deveriam produzir um total de 57 toneladas do entorpecente.

O prejuízo calculado pelas autoridades policiais chegam a 2 milhões de dólares para as estruturas do narcotráfico, valor que pode ser 10 vezes maior que tendo entrado em território brasileiro o preço da droga aumenta assim que chega no “mercado consumidor”.

As incursões são acompanhadas pelo procurador Pablo Zorrilla ele informou que a operação é o reflexo do apoio mútuo permanente entre as autoridades paraguaias e a Polícia Federal do Brasil no combate ao crime organizado na região de fronteira entre os dois países.

Fale com a Redação