26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de janeiro, 2025
spot_img

Fiscais Tributários flagram operação fraudulenta e recuperam R$ 181 mil para os cofres de MS

Um veículo transportando 33 toneladas de café em grão cru (arábico), procedente de Minas Gerais, ao ser abordado na última quarta-feira(2), no Posto Fiscal da BR 262, na cidade de Três Lagoas, apresentou notas fiscais que demonstravam que somente pequena parte da carga seria descarregada em Mato Grosso do Sul e que quase a totalidade do produto seria transportado até o estado de Rondônia.

No entanto, o Fiscal Tributário, em virtude do alto valor da operação e pelo grande desvio de rota até o destino final apresentado, após liberar o veículo para prosseguir viagem, solicitou à Fiscalização Móvel que fizesse o monitoramento da saída do veículo do Estado.

Posteriormente, em nova abordagem na cidade de Ivinhema, os Fiscais Tributários da Fiscalização Móvel constataram que toda a mercadoria destinada para Rondônia havia sido descarregada naquela cidade. Diante da irregularidade efetuaram a autuação com a exigência do ICMS e de multa que totalizaram R$ 181 mil.

“Essa é uma das muitas ações que fazemos diariamente. Sem a abordagem e a verificação física, o veículo poderia seguir vazio para o norte do país, retornar com nova carga de grão e o fisco jamais saberia desta operação fraudulenta. Por isso nosso trabalho vai além da auditoria de documentos para garantir a regular arrecadação do Estado”, comentou o presidente do Sindifiscal-MS, Francisco Carlos de Assis.

Fale com a Redação