Foi localizado na manhã de hoje (18) o corpo Luiz Chagas de Lima, 42, funcionário do grupo Grupo Biosev SA há pelo menos 20 anos. O trabalhador que havia desaparecido após a explosão de um tanque com 5 milhões de litros de etanol, na Usina Passa Tempo, em Rio Brilhante, ontem (17).
O corpo estava dentro do reservatório que explodiu e foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros em Maracaju, que retornou as buscas por volta das 6h. O corpo está sendo encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) em Dourados.
A empresa emitiu uma nota de pesar. “Com pesar, a Biosev lamenta informar que as equipes de busca localizaram o corpo do colaborador que estava desaparecido desde o registro do incêndio que acometeu ontem (17) um dos tanques de etanol da Unidade Passa Tempo (MS). A prioridade da empresa neste momento é providenciar todo o suporte e apoio à família do colaborador. A Companhia reitera ainda que não medirá esforços para apoiar as autoridades competentes na investigação e nos esclarecimentos dos fatos.”
O tanque que explodiu tinha capacidade para 5 milhões de litros de álcool, no entanto, ainda não se sabe se o reservatório estava completamente cheio na hora da explosão. Na usina, há quatro depósitos de combustível (etanol), que juntos somariam 20 milhões de litros de etanol.
Conforme a Biosev, logo que houve a explosão a brigada de incêndio e o Corpo de Bombeiros foram acionados e usina evacuada. “O local foi evacuado, a Brigada de Incêndio e Corpo de Bombeiros foram acionados e estão no local para controlar as chamas e resfriar a área”, afirmou.
Não se sabe ainda qual a causa do incêndio. “A companhia reitera que investe constantemente na segurança de seus processos e atua na prevenção e mitigação de riscos. Dessa forma, esclarece que irá colaborar com as autoridades competentes na apuração e identificação das causas do incêndio e prestará todos os esclarecimentos necessários”, finaliza a empresa.
Segundo o tenente-coronel Fernando Carminatti, cerca de 10 bombeiros e 30 brigadistas da empresa, além de três viaturas e caminhões pipas auxiliam no resfriamento do reservatório, que foi encerrado por volta das 18h30.