24.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 24 de abril, 2025
spot_img

O que fazer com tomateiro murcho

01/09/2016 11h00

O que fazer com tomateiro murcho

Antes de adotar qualquer medida, é importante certificar-se de qual problema está ocorrendo

Globo Rural

É comum ocorrer o murchamento do tomateiro devido a presença de fungos e bactérias na planta. A principal causa, no entanto, é a murcha bacteriana, embora não se possa descartar a murcha de fusário e a murcha de verticílio. A bacteriana é provocada pela bactéria Ralstonia solanacearum, que tem capacidade de permanecer no solo por muitos anos. Na planta, ela se aloja nos vasos condutores de água, interrompendo o fluxo parcial ou total das raízes até o topo, tendo como sintoma típico a murcha do tomateiro de cima para baixo. Suscetibilidade da cultivar e ambiente quente e úmido são condições ideais à doença, que se manifesta em qualquer estágio de desenvolvimento da planta, apesar de mais frequente na fase de formação do primeiro cacho de frutos. A rotação da cultura é o melhor controle, porém, antes de adotar qualquer medida é importante certificar-se do problema que está ocorrendo com o tomateiro.

CONSULTOR: CARLOS ALBERTO LOPES, fitopatologista da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385-9110, [email protected]

Qual é o motivo de tantos tomates murcharem no pé e qual é o produto adequado para evitar que ocorram furos no fruto? Instalar lâmpadas na horta impede o ataque de pragas no tomateiro?
Fabrício Rodrigues, de São Benedito (CE)

Fale com a Redação