24.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de janeiro, 2025
spot_img

Após temporal, Prefeitura de Coxim estuda decretar estado de emergência

02/10/2014 16h00

Após temporal, Prefeitura de Coxim estuda decretar estado de emergência

Campo Grande News

A Prefeitura Municipal de Coxim, 260 quilômetros de Campo Grande, estuda decretar estado de emergência após temporal que atingiu a cidade na tarde de ontem (1º) e deixou rastro de destruição para todo lado. De acordo com o meteorologista da Universidade Uniderp/ Anhanguera, Natálio Abrão, as rajadas de vento chegaram a 108,7 km/h. O temporal durou pelo menos 30 minutos, choveu 18,2 milímetros e a temperatura caiu 18ºC. Antes do temporal, os termômetros registravam calor de 39ºC.

Árvores e galhos caíram em cima de casas, carros e obstruíram ruas, residências foram destelhadas, outdoors ficaram destruídos, também foram registrados rompimento de fios de alta tensão e queda de postes. Os prejuízos segundo a assessoria de imprensa estão sendo contabilizados pela Defesa Civil. O resultado será repassado para o prefeito Aluízio São José (PSB), que estuda decretar estado de emergência.

De acordo com o site Edição de Notícias, várias placas fixadas em fachadas de empresas foram danificadas, algumas arrancadas. No Bairro Flávio Garcia muitas árvores antigas caíram e uma delas atingiu um carro na Rua 11 de Abril. A poucos metros do local, na mesma rua, outra árvore também arrancada pela raiz, caiu e danificou a frente de uma casa.

Fios de baixa e alta tensão também foram rompidos, um na Rua Afonso Costa Campos, esquina com a Virgínia Ferreira, que impediu o funcionamento do semáforo no principal cruzamento da cidade. Nas margens da BR-163 os ventos fortes derrubaram um poste de alta tensão, deixando o 47º Batalhão de Infantaria sem energia.

Na Avenida Frei Cirino João Primon um cabo também se rompeu. Um orelhão ficou destruído, na mesma avenida, com a ação do vendaval. Na região da Vila Bela e Senhor Divino, os bairros mais populosos de Coxim, os moradores contabilizam muitos prejuízos em telhados, além dos móveis que molharam e foram danificados.

Prejuízos grandes também foram registrados na Avenida Gaspar Ries Coelho, próximo a BR-163. O barracão de um depósito de madeiras ficou totalmente destruído. Do lado oposto da avenida, a cobertura de outro barracão foi totalmente arrancada.

O trânsito da cidade também ficou caótico nas principais avenidas, pois o temporal aconteceu no final da tarde, quando muitas pessoas deixavam o trabalho, pais buscavam filhos nas escolas.

A Polícia Militar registrou pelo menos um acidente. Valdirene Inácio da Silva Modesto, de 42 anos, perdeu o controle da Honda Biz, com placas de Coxim, que pilotava na avenida Gaspar Ries Coelho, derrapou e caiu. Ela sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Regional Álvaro Fontoura.

Rastro de destruição ficou por toda parte. (Foto PC de Souza)

Poste de energia elétrica também foram danificados com o temporal. (Foto PC de Souza)

No total, foram contabilizadas a queda de 150 árvores. (Foto: PC de Souza)

Fale com a Redação