26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 27 de novembro, 2024
spot_img

Presidente da Assomasul agradece governo por investimento em agricultura familiar

Valdir Gomes discursou no local e lembrou que época de chuva prejudica estradas

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Júnior (PSDB), agradeceu o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), pelos investimentos feitos aos municípios através da entrega de 28 motoniveladoras na manhã desta segunda-feira (22). As máquinas são para potencializar os setores da agricultura familiar em várias regiões.

Discursando em nome dos prefeitos, Valdir Júnior agradece o apoio do governador Reinaldo Azambuja pelos investimentos no setor de agricultura e também à bancada federal. “Obrigado governador, obrigado a bancada federal. Os prefeitos aqui presentes estão, com certeza, felizes para poderem, após essa chuvarada, recuperar a nossa malha viária”, acrescentou o dirigente municipalista, ao finalizar sua fala.

A parceria institucional com o Governo do Estado, segundo a Assomasul, tem sito importante para o desenvolvimento dos municípios. O ato contou com a presença de prefeitos e vereadores, deputados estaduais e federais.

Lançado no ano passado, o programa Governo Presente, por exemplo, investirá R$ 4,284 bilhões nos 79 municípios do Estado, distribuídos nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, educação, esporte, lazer, assistência social, saneamento, cultura e espaços culturais.  

Com investimento aproximado de R$ 14 milhões, as motoniveladoras foram adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), empenhadas pelos deputados federais licenciados Geraldo Resende (PSDB-MS) e Tereza Cristina (DEM-MS); do deputado federal Luiz Ovando (PSL-MS); e do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

O ato ocorreu na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), onde o governador repassou os maquinários agrícolas em benefício de pequenos produtores, assentados, comunidades indígenas e quilombolas.

Também receberam as motoniveladoras a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa) e o Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema).

Distribuição dos maquinários

  • 13 motoniveladoras irão para os municípios de Amambai, Batayporã, Caarapó, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Japorã, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e Três Lagoas (emenda do então deputado federal Geraldo Resende);
  • 5 motoniveladoras para a Agesul (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 5 motoniveladoras para a Agesul (adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado);
  • 1 motoniveladora atenderá o Cidema – composto pelas cidades de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Camapuã, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Maracaju, Miranda, Rio Negro, Rochedo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sidrolândia (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 motoniveladora será entregue para o  Cointa – formado pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 motoniveladora seguirá para Nioaque (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 motoniveladora vai para São Gabriel do Oeste (emenda do deputado federal Luiz Ovando);
  • 1 motoniverladora será destinada para Ivinhema (emenda da então deputada federal Tereza Cristina).

Disponibilizadas para apoio aos agricultores familiares e para a conservação e manutenção de estradas vicinais, conservação do solo e água e na construção de terraços em nível, as motoniveladoras são demandas recorrentes dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Com a rica produção que sai das propriedades rurais, por meio de estradas vicinais, a correta manutenção dessas estradas garante mais qualidade no transporte, menos desperdício, melhor manejo e mais renda para os produtores.

Os maquinários vão reforçar a agricultura familiar dos municípios 

Fale com a Redação