Governador disse que compra será feita com ajuda da bancada federal
Ao entregar 28 motoniveladoras para 43 municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (22), o governador Reinaldo Azambuja anunciou a aquisição de outros 1.196 maquinários e implementos agrícolas em benefício de pequenos produtores, assentados, comunidades indígenas e quilombolas. Ele disse que os equipamentos serão comprados com recursos próprios do Governo do Estado e de emendas da Bancada Federal.
“Todas as 79 cidades do Estado receberão máquinas e equipamentos – e apoio para a agricultura familiar na recuperação de estradas vicinais, que melhoram a trafegabilidade e o escoamento da produção. Essa é mais uma grande parceria que construímos”, anunciou o governador.
Reinaldo Azambuja destacou a cooperação dos deputados federais e senadores no aparelhamento do setor produtivo. Ele lembrou que o trabalho em conjunto tem gerado frutos para Mato Grosso do Sul. “Governar é construir parcerias e ações. Tomamos atitudes necessárias ao longo dos anos e hoje temos capacidade de fazer esses investimentos beneficiando a população”, emendou o gestor.
Motoniveladoras
Com investimento aproximado de R$ 14 milhões, as motoniveladoras entregues hoje foram adquiridas com recursos estaduais e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), empenhados pelos deputados federais licenciados Geraldo Resende e Tereza Cristina; pelo deputado federal Luiz Ovando; e pelo senador Nelson Trad Filho.
Recém nomeado secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel acompanhou as entregas, falou do perfil municipalista do Governo do Estado e destacou a harmonia do Executivo com os demais poderes e as prefeituras. “A boa política gera frutos para a sociedade. Hoje, essas entregas de motoniveladoras são exemplos do trabalho que temos feito em parceria”, avaliou.
Disponibilizadas para conservação e manutenção de estradas vicinais, as motoniveladoras são demandas recorrentes dos municípios sul-mato-grossenses. Com a rica produção que sai das propriedades rurais, a correta manutenção das estradas vicinais garante mais qualidade no transporte, menos desperdício, melhor manejo e mais renda para os produtores.
Os maquinários ainda auxiliam no trânsito da área rural, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). “Essa entrega é simbólica neste momento de chuvas que estamos passando. Certeza que cada um dos prefeitos aqui tem ideia de estrada que devem ser arrumadas”, pontuou.