Para incentivar o descarte correto de resíduos e materiais recicláveis, uma empresa no ramo de atacarejo realiza uma ação no sábado (13). Das 9 às 16 horas, os consumidores poderão efetuar o descarte correto de itens eletrônicos na loja que fica na Rua Antônio Bicudo, 112, Bairro Tiradentes, em Campo Grande.
Em 2019, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico no planeta, totalizando 2,14 mi toneladas, de resíduos eletrônicos – como pilhas, baterias, eletroeletrônicos e seus acessórios – por ano, conforme o relatório The Global E-waste Monitor 2020. O País ficou atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão.
Serão coletados eletrodomésticos, televisores, celulares, fios, mouses e teclados, e outros equipamentos eletrônicos que não têm mais serventia em casa, exceto lâmpadas, pilhas, toner e tubos de TV. “Nosso objetivo é mostrar para a população que todos temos de ajudar no cuidado com o meio ambiente. O resíduo eletrônico, se descartado de forma incorreta, pode trazer inúmeros danos”, explica a coordenadora de marketing regional do Atacarejo, Rafaellen Duarte.
Além da ação especial para coleta de resíduos eletrônicos, o Fort incentiva, ainda, a doação de materiais recicláveis desde 2018, quando foi instalado o primeiro ponto de recebimento. Todo material coletado é doado às cooperativas de Campo Grande. As pessoas podem entregar papéis, vidros, plásticos, metais e isopor. São recebidos materiais sólidos, como papelão, plástico, alumínio, vidro e papel branco.
Na hora de efetuar o descarte nos pontos de coleta, a orientação é que os materiais não estejam misturados com materiais recicláveis orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes). Já os papéis devem estar secos, dobrados e não amassados, e as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas, frascos de vidro e plástico precisam estar secos.