26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

Campanha inicia para buscar quem não voltou para tomar 2ª dose da vacina

A Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado anunciaram que irão investir em uma espécie de ‘campanha’ para buscar e ou mesmo não deixar aumentar o público que ‘esqueceu’ ou sumiu da aplicação da segunda dose da vacina contra o Coronavirus. As administrações, municipal e estadual, anunciaram hoje (14) que farão o chamamento deste publico, que como o Enfoque MS noticiou ontem, em Mato Grosso do Sul eram quase 25 mil ‘inadimplentes’ da segunda dose da vacinação, até esta terça-feira (13). De inicio haverá a emissão de alertas para os já vacinados e visa que o chamado “abandono vacinal” não aumente no Estado.

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, anunciou que a partir da próxima semana, uma campanha publicitária começa a ser veiculada em Mato Grosso do Sul, “e será focada na importância da vacinação e para as pessoas não esquecerem de tomar a segunda dose”.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, em MS são exatos 24.789 pessoas, até ontem, que não foram receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados mostram que a taxa do chamado “abandono vacinal” é de 7% em todo o Estado, mas são apenas indivíduos vacinados com a CoronaVac, produzia pela Instituo Butantan. O Ministério da Saúde faz o alerta, para que aquelas pessoas que não foram tomar o reforço do imunizante, procurem a segunda parcela o quanto antes.

Campo Grande

Já na Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que, ”além da busca ativa realizada pelas unidades de saúde para mobilizar essas pessoas”,  segue trabalhando com sistema de envio de mensagens por WhatsApp para auxiliar no processo de vacinação.

De 52.029 pessoas com vacinação programada, 1.273 não compareceram para receber a segunda dose da Coronavac dentro do prazo de 28 dias, o que representa 2,4% do total.

Brasil

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (14), o número de pessoas que deixaram de tomar a segunda dose da Coronavac representa cerca de 7% do total de 331.331 vacinados com a primeira dose.

Na contramão da Coronavac, todas as 66.792 pessoas imunizadas com a vacina Astrazeneca produzida pela Fiocruz estão em dia com a segunda dose em Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação