21.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de novembro, 2024
spot_img

Com agenda extensa, Queiroga vem à Campo Grande nesta sexta-feira

Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, visita Campo Grande nesta sexta-feira (16) junto da ex-diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e atual secretária extraordinária de enfrentamento a Covid-19, Rosana Leite de Melo, atendendo convite do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, para conhecer projetos voltados à assistência da população e as estratégias adotadas na vacinação contra a Covid-19. 

A comitiva pousará às 7h50min na Base Aérea de Campo Grande (BACG) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O tempo de voo estimado é de uma hora e 50 minutos de Brasília a Campo Grande.

De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, Queiroga tem agenda extensa na Capital das 9h até 18h, quando retorna para Brasília. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende e secretário municipal de Saúde de Campo Grande acompanharão Queiroga em algumas agendas.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que a visita do Ministro da Saúde é o reconhecimento da boa condução no combate a pandemia e na imunização da vacina contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul. “Somos referência nacional e vamos mostrar ao ministro Queiroga como estamos conseguindo chegar nesse bom desempenho”, destacou.

Por Mato Grosso do Sul ser destaque nacional na imunização contra Covid-19 e também no enfrentamento contra a pandemia, além da e a Capital ter quase metade dos habitantes, vacinando 44,77% da população, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpre vasta agenda em Campo Grande durante toda a sexta-feira.

A previsão de chegada é as 8h50 na base aérea de Campo Grande, onde será recepcionado pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. Em seguida dirigem para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com 79 secretários Municipais de Saúde.

Às 10h30 visitarão o Drive Thru de Vacinação no Parque Ayrton Senna.

Às 10h45, participa da recepção de Boas Vindas- Encontro com Residências Médicas de Saúde da Família e Residência Multiprofissional. O ministro também participa da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para estruturação do Centro de Especialidades Odontológicas Tipo II e Termo de Compromisso para o credenciamento de 68 Equipes Saúde Bucal.

Às 12h seguem para visita na para Unidade de Saúde Moreninha. Às 12h15 será feita visita a Unidade Escola do Projeto Laboratório de Inovação de Atenção Primária.

Às 14h30, a agenda tem continuidade para conhecer ambulatório pós-Covid na APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais, primeiro do País atendendo 100% pelo Sistema único de Saúde.

Às 15h30 realiza visita ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Às 17h30 o Ministro da Saúde encerra a agenda e retorna para Brasília.

Programa Inovador na Assistência Básica

Com o objetivo de ampliar a cobertura da atenção primária em saúde, os profissionais que fazem parte do programa de residência da prefeitura municipal de Campo Grande, que também é referência para o País, estão integrados ao Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde, o INOVAAPS.

O programa foi destaque na edição extra da revista Ciência Saúde Coletiva, onde o artigo sobre os resultados obtidos na Capital define o tema deste exemplar. Em menos de um ano de atuação, é possível perceber que houve um incremento de 8% na cobertura da Saúde da Família, passando de 56,79% para quase 64%, que são 32 novas equipes atuando na área.

Outro ponto que também teve um resultado positivo, são os Núcleos de Ampliados de Saúde da Família (NASF), que hoje têm uma cobertura de 87,57%, atuando em 46 unidades de saúde da Capital. São, ao todo, 70 profissionais médicos atuando no projeto como residentes em medicina da família e comunidade e outros 121 de diversas áreas que trabalham em saúde da família.

Imunização

Iniciada em 19 de janeiro, a vacinação contra Covid-19 em Campo Grande tem sido modelo para o Brasil, sendo a capital com o maior número de pessoas que já completaram o esquema vacinal. São mais de 670 mil doses aplicadas, sendo 405.548 primeiras doses – correspondendo a 44,77% da população. Ao todo, 29,23% dos campo-grandenses já estão com a imunização completa, sendo com as duas doses da vacina ou com o imunizante de dose única.

São quase 60 locais aplicando a vacina que protege contra a infecção, sendo 49 unidades de saúde, espalhadas por todas as regiões do município, quatro drives e três polos, facilitando o acesso ao imunizante, uma vez que também estão abertos pela manhã e aos finais de semana.

Para uma estrutura deste tamanho funcionar com eficácia, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio de outras pastas, como a Guarda Municipal, que está auxiliando na distribuição das vacinas, a Câmara de Vereadores, que disponibiliza veículos e motoristas, universidades e planos de saúde, que oferecem estrutura e mão de obra para que os drives funcionem adequadamente.

Pós-Covid

Com agenda extensa, Queiroga vem à Campo Grande nesta sexta-feira

Após vencerem a fase aguda da Covid, muitas pessoas estão evoluindo com queixas respiratórias e motoras tais como fraqueza global e falta de ar para realizar pequenos ou médios esforços. Para acolher essas pessoas e garantir sua saúde, a prefeitura criou no ano passado, um serviço pioneiro de reabilitação no país, que em parceria com a Apae já recebeu 573 encaminhamentos, destes, 410 apareceram para o acolhimento.

O Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE), primeiro ambulatório para tratamento de pacientes com doenças residuais provocadas pela Covid-19, atualmente assiste 350 pessoas. Do total, 30 pacientes já receberam alta e outros 28 desistiram do tratamento. Para fazer o encaminhamento é preciso passar em uma Unidade Básica de Saúde, onde será feito o agendamento para avaliação do caso.

O psicólogo Ariallísson Monteiro dos Santos ressalta que a queixa principal dos pacientes é déficit pulmonar e cardíaco, mas no geral, eles apresentam uma ansiedade muito elevada, declínio do humor e incertezas com o futuro.

Pioneira neste tipo de serviço de reabilitação no país, a Prefeitura de Campo Grande também inaugurou uma Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico (UERD). Localizada na Vila Almeida, a UERD oferece uma avaliação global promovida por uma equipe multidisciplinar e, a partir de então, é traçado o programa de tratamento.

O pedido de encaminhamento deve ser feito na unidade básica de saúde mais próxima pelo profissional médico, via sistema de regulação (Sisreg), acompanhado de atestado de liberação para realização de atividade física.

Desde a inauguração, a Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico (UERD) já realizou 791 atendimentos. Todos os serviços que são feitos pela equipe multidisciplinar, composta por profissionais da área de fisioterapia, educação física, psicologia e nutrição, são realizados integramente pelo SUS.

Confira a agenda do Ministro:

  • 08h50 – Desembarque na Base Aérea de Campo Grande-MS;
  • 09h00 – Deslocamento para Assembleia Legislativa do Estado (ALMS);
  • 10h30 – Deslocamento para o Drive Thru de Vacinação – Parque Airton Senna;
  • 10h45 – Recepção de Boas Vindas- Encontro com Residências Médicas de Saúde da Família e Residência Multiprofissional (200);
  • 12h00 – Deslocamento para Unidade de Saúde Moreninha;
  • 12h15 – Visita a Unidade Escola do Projeto Laboratório de Inovação de Atenção Primária;
  • 13h00 – Deslocamento para Maison Pitangueiras – Almoço;
  • 14h30 – Deslocamento para Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE);
  • 15h30 – Deslocamento para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS);
  • 16h00 – Visita o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS);
  • 17h30 – Deslocamento para Base Aérea de Campo Grande;
  • 18h00 – Decolagem de Campo Grande para Brasília-DF.

Fale com a Redação