Morreu nesse domingo (20), em Campo Grande, a ex-secretária estadual de Educação, Leocádia Aglaé Petri Leme, de 73 anos. Ela foi atropelada por um motociclista de 24 anos, na Rua 25 de dezembro, na região central de Campo Grande.
Segundo registro policial, o acidente aconteceu por volta das 17h50, no momento em que ela atravessava a rua. O motociclista seguia pela via, com uma mulher na garupa, quando viu a ex-secretária atravessando. Segundo relato do piloto, ele buzinou e desviou, mas ela acabou desviando no mesmo sentido e foi atropelada.
Leocádia foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para a Santa Casa em estado gravíssimo, mas não resistiu após sofrer um traumatismo craniano e morrer por volta das 22h.
Equipe da Polícia Militar atendeu a ocorrência e constatou que o motociclista não era habilitado. Ele foi submetido ao exame do bafômetro, que deu resultado negativo para álcool.
Mesmo assim, ele foi conduzido para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, onde foi ouvido e liberado.
Leocádia foi secretária de educação estadual entre 1991 a 1994, durante o governo de Pedro Pedrossian. Também foi reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e uma das fundadoras do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no estado.
