A Operação Carnaval 2022 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi encerrada na quarta-feira (02) com recordes de fiscalização no Mato Grosso do Sul. Entre os destaques estão os altos números de flagrantes de alcoolemia e de ultrapassagens indevidas flagrados nas rodovias federais que cortam o estado.
Conforme o balanço apresentado, durante os seis dias de operação, a PRF realizou 5.730 testes de alcoolemia e flagrou 115 motoristas dirigindo sob efeito de substância psicoativa, 20 foram presos. O total de testes aplicados é o maior já registrado em MS.
Além disso, 269 condutores e passageiros foram pegos não utilizando o cinto de segurança e 56 crianças transportadas fora do dispositivo de segurança.
No total, foram registradas 581 infrações de ultrapassagem e 3.116 infrações contabilizadas.
Foram 20 acidentes registrados nos seis dias a ação policial, sendo cinco graves, 19 pessoas ficaram feridas e três morreram. Na mesma operação do ano passado foram 22 batidas de trânsito, com 28 feridos e nenhuma morte.
Na avaliação da PRF, apesar dos números relevantes, o movimento durante a operação carnaval foi abaixo de anos em que não havia pandemia. Muitas festividades e feriados foram cancelados e isso causou o movimento apenas um pouco maior que em relação a dias sem feriados.
A explicação no impacto dos números maiores está no grande esforço que a PRF tem empregado mais recentemente, após aumentar seu efetivo em 50% com as recentes contratações do governo Federal desde 2019, quando ocorreram vários concursos para a PRF, tendo MS recebido uma atenção especial nesse quesito.