24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 25 de novembro, 2024
spot_img

MS desobriga uso de máscaras em locais fechados a partir desta quinta-feira

Decreto com regras sobre a liberação do uso de máscaras será publicado em Diário Oficial

O Governo do Estado decidiu desobrigar o uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul. A medida passa a valer já na quinta-feira (10). Um decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) trazendo todas as informações necessárias que passarão a valer a partir de então.

A decisão foi tomada após a reunião do Comitê do Programa Prosseguir e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizada na tarde desta quarta-feira (09).

Em Campo Grande, a Prefeitura Municipal vai autorizar a desobrigatoriedade da máscara apenas em locais abertos. A medida será publicada em decreto oficial na próxma semana. Com isso, ambientes fechados como estabelecimentos comerciais, escolas, ônibus e outros locais continuarão com o uso da máscara obrigatório.

Segundo explicou o presidente do Prosseguir e secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a decisão se deu após análise de dados apresentados pela SES, porém, a atenção e o monitoramento em relação ao coronavírus continuam.

“A atenção da saúde em relação ao comportamento da Covid é permanente. Dentro do Prosseguir, toda nossa decisão é baseada em indicadores que continuarão a ser monitorados e o governo nunca irá hesitar em tomar qualquer medida para a proteção à saúde da população. Agora, nesse momento, entendemos que é tranquila essa decisão e, graças também a vacinação, vai manter uma condição positiva da população”, pontuou ele.

Já o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, reforçou que para a decisão ser tomada foram levados em consideração o decréscimo no número de casos de Covid, óbitos e internações hospitalares. “Isso tudo nos dá segurança suficiente para tomar essa medida reivindicada por muito tempo pela população. Vamos continuar monitorando”.

Ainda segundo ele, os municípios podem tomar decisões de acordo com as suas realidades, bem como recomendar que o uso de máscaras seja mantido em pessoas imunossuprimidas, com comorbidades graves e que não tenham sido vacinadas.

Casos estão caíndo em MS

O boletim da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde desta quarta-feira (9) apontou que há 159 pessoas hospitalizadas por causa da doença em Mato Grosso do Sul.  

Em comparação com fevereiro, quando o total de casos ativos, pessoas em isolamento, chegou a atingir a marca de 27 mil cidadãos, agora está em torno de 7,5 mil pessoas com diagnóstico.  

De um total de 545 leitos reservados ao tratamento da Covid-19 no Estado, 62 estão ocupados, o que representa 11% de ocupação.

*Matéria alterada às 19h00min para atualização do uso obrigatório da máscara em Campo Grande

Fale com a Redação