O apartamento do Residencial XV de Novembro, no centro de Campo Grande, que pegou fogo na tarde desta quarta-feira (09), foi totalmente destruído pelas chamas, que já foram apagadas pelo Corpo de Bombeiros. Os trabalhos duraram pouco mais de duas horas e as chamas não atingiram outras unidades do prédio.
Ao todo, cinco moradores foram socorridos, sendo que três delas através da escada Magilos, que tem capacidade para alcançar até 60 metros de altura. As vítimas, todos idosos, não conseguiram sair dos apartamentos por conta de suas dificuldades de locomoção.
Destes, o mais grave é de Shinpei Sato, de 74 anos, que estava dormindo no quarto do apartamento onde o fogo começou. Ele ficou preso no local por quase 2 horas, inalando muita fumaça. A vítima foi levada para a Santa Casa sedada e estável. Não há informações sobre o seu atual quadro clínico.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um morador do prédio foi até o quartel na Rua 14 de Julho e informou sobre o acidente. Rapiadmente as viatuaras de resgate foram acionadas e já passaram a trabalhar na evacuação do prédio, que fica na rua 15 de Novembro, no trecho entre as ruas Calógeras e 14 de Julho.
Como a fumaça tomou conta dos corredores, o acesso aos apartamentos mais altos ficou dificil e foi necessário usar a escada Magirus. Para combater as chamas, os militares foram com a mangueira de extinção de incêndio e a acloparam na tubulação de água do prédio.
Depois, a mangueira foi levada até o 6º andar, onde o apartamento estava em chamas. Com isso, o fogo foi controlado e extinto.
A perícia agora investiga o que provocou o fogo, a principal suspeita é uma falha no ar-condicionado. Não há informação sobre algum tipo de seguro do residencial para reparar os danos.