25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 24 de outubro, 2024
spot_img

Enfermeiros da rede pública de saúde da Capital podem entrar em greve na próxima semana

Os enfermeiros da rede pública de saúde de Campo Grande podem entrar em greve nos próximos dias. A informação é do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande), que agendou para essa sexta-feira (25) a assembleia geral da categoria visando votar o indicativo, ou seja, um pré-aviso da paralisação das atividades.

A categoria cobra da Prefeitura de Campo Grande o pagamento do adicional de insalubridade. As negociações ocorrem desde o ano passado, mas não houve ainda um acordo. Os pagamentos da insalubridade deveriam começar a partir deste ano.

O Sindicato exige uma compensação indenizatória, pois um acordo com cláusula fiscal, não resultaria em pagamento para os enfermeiros. A categoria também exige a demissão de funcionários comissionados.

Se a greve for aceita, conforme cita o Sindicato, já na segunda-feira a Prefeitura de Campo Grande será notificada e a paralisação se inícia dentro de 72 horas.

Por se tratar de uma categoria que exerce serviço essencial, 30% dos profissionais devem permanecer atendendo serviços de urgência e emergências nas UPAS (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centro Regional de Saúde).

Fale com a Redação