28.4 C
Campo Grande
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
spot_img

Picada de escorpião pode ter matado mais uma criança em MS

Uma segunda criança morreu no interior de Mato Grosso do Sul em decorrência da picada de um escorpião. O novo registro aconteceu na cidade de Cassilândia, na segunda-feira (02).

De acordo com as informações, a criança tem sete anos de idade e deu entrada no hospital no domingo (1º), sendo transferida para Campo Grande no dia seguinte, mas não resistiu e faleceu.

As causas da morte ainda são investigadas. A família não encontrou o animal peçonhento, por tanto, não está confirmada se, de fato, houve a picada. O menino teve febre alta e dor.

Na última sexta feira (29), uma menina de 3 anos morreu em Paranaíba após ser picada por um escorpião no quintal de casa. Mesmo após tomar várias unidades do soro antiescorpiônico, foi entubada, mas não resistiu e faleceu na manhã do dia seguinte.

MS registra mais de 1 mil casos de picada de escorpião em 2022

De janeiro a abril deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 1.089 picadas de escorpião em todo o estado, de acordo com o levantamento da secretaria estadual de Saúde (SES). Apenas em Campo Grande foram 416 casos notificados.

Para evitar aparecimento de escorpiões é necessário manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas, deixar a grama aparada, limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, vedar as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer e usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.

Os escorpiões possuem bolsas de veneno e um ferrão. Embora existam inúmeras espécies desses animais, nem todas possuem um veneno tóxico. Os sintomas mais comuns são dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas e inflamação no local. Em quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

Já nos casos graves, mais frequentes em crianças, o vômito pode ser abundante, assim como o suor. Outros sintomas incluem agitação, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para caminhar, sonolência, confusão mental, tremores e espasmos. Nesses casos é importante procurar ajuda o quanto antes e os profissionais irão tomar medidas adicionais.

Fale com a Redação