Está sendo lançada na manhã deste sábado (07) na Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo (SP), a pré-candidatura da chapa formada pelos pré-candidatos a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O evento reúne cerca de 4 mil pessoas e está sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais, você pode conferir abaixo:
LIVE: Brazil's Luiz Inácio Lula da Silva launches election campaign https://t.co/dZdTOEkcoc
— Reuters (@Reuters) May 7, 2022
O encontro começou por volta das 10h30min e contou com a presença de Lula enquanto que Alckmin discursou atráves de um vídeo, já que está em casa por ter sido diagnosticado com Covid-19
Ao falar, Geraldo Alckmin falou que, quando foi chamado por Lula para o projeto de Governo, o gesto não foi apenas uma reconciliação entre dois adversários históricos, mas sim um convite para uma missão em prol do País. Ele também convodou outras lideranças para se juntarem a eles nesta campanha. “Lula não é a primeira, a segunda e nem a terceira via. É a única esperança para o Brasil”, afirmou o pré-candidato a vice-presidente.
“O Brasil sobrevive hoje ao mais desastroso governo de sua história. Patrocinador de conflitos temerários. Despreparado na questão da economia. O Brasil precisa de mudança. A nossa missão não é simples e nem modesta. Prometemos hoje ao Brasil um governo realmente democrático e tenho certeza de que iremos dar isso ao povo, com mais educação, pesquisa, instrução e profissionalização. Prometemos um governo que não mais ignore o sofrimento do seu povo diante de qualquer ameaça. Prometemos não mais colocar em risco o nosso meio ambiente. Estimular o empreendedorismo e uma relação mais justa entre trabalhadores e empresários. O desafio é grande, mais não desanimanos diante disso”, discursou ele.
Também estão presentes a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o pré-candidato ao governo de SP Fernando Haddad (PT), o líder do MTST Guilherme Boulos (PSOL), o governador do Maranhão Flávio Dino (PSB), o pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSB Márcio França e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL). Intelectuais, acadêmicos e lideranças religiosas também estão presentes.
Além das lideranças do PT e do PSB, a cerimônia também conta com a presença dos partidos que já declararam apoio formal à chapa: PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede. Centrais sindicais, movimentos sociais e militância das legendas também foram convocadas.
A partir da próxima semana, Lula e Alckmin irão percorrer o Brasil para pedir votos. No caso de Geraldo, ele deve se encontrar com lideres religiosos, do agronegócio e também eleitores do Sudeste, especialmente São Paulo, onde o PSB governou durante 15 anos. Ele ainda deverá se reunir nos estados do Centro-Oeste e do Sul. Já Lula vai focar no norte e nodeste, seu território mais popular. Também deve passar por outras regiões durante a campanha, especiamente nos estados do Sudeste e Centro-Oeste.
A formalização da aliança para efeitos estatutário e de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ocorrer apenas após 4 e 5 de junho, quando está marcado o Encontro Nacional do PT.