Teve início na quarta-feira (18) e segue até a sexta (20), no bairro Coophavila II, a Semana do MEI. A iniciativa do Sebrae e do Sistema S, leva uma série de ações gratuitas para na sede da Associação de Moradores, onde muitos empreendedores têm aproveitado a oportunidade para se aperfeiçoar, se formalizar como microempreendedor individual e até mesmo expor seus empreendimentos à população.
É o caso de Rosangela Cunha Gonçalves Ramos, que mora na região da Coophavila e empreende com seus produtos feitos de tricô e crochê. “Eu acordei cinco horas da manhã para estar aqui hoje e aproveitar esse momento maravilhoso. Eu acredito que será um dia para fazer muitos contatos e divulgar o meu produto”, afirmou ela, que também vai participar do curso de vendas para conquistar mais clientes.
Já Marcelo Neves Rodrigues, que é reciclador, ao ficar sabendo da Semana do MEI, aproveitou o primeiro dia do evento para se formalizar como microempreendedor individual. “Trabalhava na informalidade, mas faz um tempo que eu já queria abrir o MEI, por conta das diversas vantagens para a minha profissão. Hoje, com essa oportunidade eu consegui me formalizar e a partir de agora eu vou estar em dia com as minhas obrigações”, declarou.
No caso de empresários já formalizados, o evento também foi a oportunidade para se aprimorar, e até mesmo, regularizar a situação como MEI. A recreadora Glauce Cristina Bueno da Silva, conta que há setes meses se formalizou, mas não tinha conhecimento do pagamento das taxas. “Quando abri o MEI me colocaram na categoria de vendedora, que não é a atividade que exerço, e hoje estou colocando tudo em ordem, tanto a classificação da atividade de recreação, quanto ao pagamento que está atrasado”, disse.
O evento apresentou uma ampla programação para a população, entre elas, palestras e capacitações, com o objetivo de melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, liderança, inovação e finanças, obrigações e benefícios da formalização como microempreendedor individual. Devido à rede de parceiros do Sebrae, o público também confere outras iniciativas gratuitas para qualificação e capacitação.
Além de abordar temáticas do empreendedorismo, neste ano, a Semana do MEI contou com ações gratuitas na área da cidadania. Alguns exemplos são atendimento odontológico e cursos profissionalizantes em panificação, costura e técnicas de barbearia e dicas de maquiagem.
Maria Beatriz dos Santos, que moradora na região, por exemplo, veio participar do curso de costura, viabilizado pelo Senai, que atraiu grande número de participantes nesta quarta-feira. “Eu já sou costureira, e vim aqui para me capacitar, é sempre bom aprender mais. Também quero aproveitar para me formalizar, pois sou autônoma, trabalho com lingerie”, afirmou.
A Semana do MEI é uma realização do Sebrae, em parceria com as entidades do Sistema S – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
A programação também é apoiada pelo Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e tem ações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (AMEMS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Palestra com Geraldo Rufino e sorteio de brindes
O ponto alto da programação da Semana do MEI foi a palestra magna com o empresário de sucesso Geraldo Rufino, às 19h, na quarta-feira (04), no palco principal. Ele já foi catador de latinhas e hoje é dono da maior empresa de reciclagem da América Latina e na palestra “O Catador de Sonhos”, inspirou os participantes com sua trajetória empreendedora.
Quem foi ao evento também pode concorrer ao sorteio de mais de 80 cursos gratuitos, disponibilizados pelo Sebrae, Senac e Senai. Alguns deles são “barbeiro”, “depilação com linha”, “produção e edição de vídeos”, “auxiliar de cozinha”, entre outros – todos com turmas que iniciam neste semestre e com carga horária que varia de 15 a até 690 horas. Para se ter uma ideia, o investimento para os cursos varia de cerca de R$ 200,00 a R$ 1.000,00.
A Semana do MEI também será realizada no bairro Coophavila (Cruzamento das avenidas Marinha e Gunter Hans), nos dias 18, 19 e 20 de maio, com a mesma programação. Mais informações no portal oficial do Sebrae/MS.