27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 26 de novembro, 2024
spot_img

Avenida Hayel Bon Faker terá ponte de 12 metros para solucionar problemas com chuvas

Interditada desde o dia 18 de março, quando uma forte chuva atingiu a cidade de Dourados, a avenida Hayel Bon Faker segue sem previsão para o retorno do fluxo do trãnsito. O trecho da via, que faz a ligação da região norte da cidade com o centro, desmoronou devido a força da enxurrada do Córrego Laranja Doce naquela ocasião, abrindo uma cratera gigantesca.

Conforme as informações do vereador Sérgio Nogueira (PSDB), nesta terça-feira (14) o Município enviou o projeto para empresas com capacidade para realizar a obra, que devem começar imediatamente ao término da licitação. O projeto está sendo executado pela Semop (Secretaria Municipal de Obras). O Enfoque MS já havia noticiado que uma ponte seria construída no local para por fim ao problema recorrente.

A nova ponte terá uma mesoestrutura moldada in loco e a mesa pré moldada com 12 metros de comprimento e 16 metros de largura, sendo 10 metros de pista de rolamento e 3 metros de calçada em cada lado de passeio público. Serão instaladas também quatro bocas de lobo duplas, sendo duas em cada lado do trecho antes de chegar na ponte. De acordo com a Prefeitura, essa foi uma forma de solucionar o escoamento da água que irá desaguar no córrego para evitar novas erosões.

“O projeto soluciona de forma definitiva as demandas da região. “Assim que ocorreu o problema, as equipes da prefeitura identificaram outros pontos críticos no local. O novo projeto não só arruma o que estava estragado, mas corrige também problemas com a drenagem”, disse o vereador Sérgio Nogueira.

No início de abril, o prefeito de Dourados, Alan Guedes usou as redes sociais para informar sobre o futuro da via. Na oportunidade, ele disse que, com a ponte, o problema que há anos atormenta a vida do cidadão douradense daquela região será definitivamente solucionado. “Vamos construir uma ponte na Hayel Bon Faker para dar uma solução definitiva ao problema de vazão das águas da chuva. Com o aumento das construções nas regiões do córrego, a permeabilidade do solo diminuiu. Por isso, a ponte é a solução mais adequada”, justificou ele. O prazo dado pelo gestor era de 180 dias.

A avenida Hayel Bon Faker foi duramente danificada após o temporal, com a enchente do córrego a tubulação de água pluvial se rompeu e uma enorme cratera se abriu impedindo o acesso para a região norte de Dourados. Poucos dias depois, após a área ser interditada para o trânsito, um veículo caiu na cratera. Na ocasião, o motorista sofreu apenas ferimentos leves, enquanto que a passageira quebrou os dois braços.

Fale com a Redação