26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 30 de outubro, 2024
spot_img

Novo reitor da UFGD é empossado e põe fim a intervenção de três anos

Com apresentações de danças e rezas indígenas, o professor Jonis Dari Goettert foi empossado na manhã desta segunda-feira (04) como o mais novo reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A solenidade, que contou com a participaçao de estudantes, professores, servidores e autoriaddes políticas, aconteceu no auditório da instituição federal e marcou o fim de um processo de três anos de intervenção na diretoria.

Jones Goettert foi escolhido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de junho, mais de três anos depois da lista triplice com os candidatos ao cargo de reitor ter sido encaminhada pela UFGD ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com o decreto, o mandato é de quatro anos, justamente porque a nomeação do professor é resultante do processo de eleição transcorrido em 2019.

Ao discurssar no evento de posse, o novo reitor frisou que a UFGD nunca mais deverá ter outra intervenção. “Uma mistura de alívio para uma nova universidade, mas também sabendo que muito trabalho nos espera, de muito compromisso, de muito diálogo pela reconstrução da universidade”, comentou o professor em entrevista para o site local, Dourados News.

Na ocasião, ele também pontuou a questão do orçamento, que fui reduzido recentemente pelo Governo Federal, e também do alto índice de alunos que tem desistido da graduação. A instituição contava com mais de 10 mil alunos em 2019 e agora o total é de cerca de 7 mil.

“Passamos por uma situação difícil do ponto de vista financeiro, mas também no que se refere a permanência de discentes, considerando a pandemia que passamos, mas também as condições socioeconômicas do país, as quais tem dificultado o acesso e a permanência na universidade. Será preciso uma análise, uma comunicação capaz de dar conta da motivação e da atração de discentes e de alunos para graduação e pós-graduação”, comentou ao site.

Jones Goettert será empossado nos próximos dias em Brasília (DF). Ele é docente da Instituição desde 2006, onde leciona nos cursos de graduação da FCH (Faculdade de Ciências Humanas). Antes disso, atuou na Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal de Mato Grosso e foi diretor da FCH/UFGD no período de 2015 a 2019. Ele era um dos três professores cujos nomes compunham a lista tríplice encaminhada ao MEC em abril de 2019, definidos pelo Colégio Eleitoral da UFGD, em eleição realizada em 21 de março de 2019, mas que cabou sendo rejeitada pelo Ministério, forçando intervenção.

Desde então, a UFGD vinha sendo comandada por reitores pró-tempore. A primeira nomeada nessa função foi Mirlene Ferreira Macedo Damázio, que permaneceu até fevereiro de 2021, substituida por Lino Sanábria, que ficou no cargo até a nomeação de Jones.

Fale com a Redação