A corrida eleitoral pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está acirradíssima e agora tem três candidatos tecnicamente empatados, segundo os dados da nova pesquisa produzida pelo instituto Real Time Big Data. O levantamento é referente à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.
Conforme a publicação, o candidato André Puccinelli (MDB) ainda lidera o quadro com 22% das intenções de voto, um ponto a mais em relação à última pesquisa, divulgada no mês de agosto.
Em segundo lugar está o candidato Marquinhos Trad (PSD), que manteve os 18% da última pesquisa. Logo em seguida aparece o candidato Eduardo Riedel (PSDB), que avançou de 14% para 17%, se aproximando dos primeiros colados.
Os demais candidatos ficaram na seguinte ordem: em quarto lugar Rose Modesto (UB), com 13%; em quinto lugar o Capitão Contar (PRTB), 11%; e a candidata Giselle (PT), que aparece com 5% dos votos declarados.
Brancos e nulos somam 6% e indecisos, 8%.
“Nesse cenário de indefinição, quem mais conquistou votos foi Riedel, ameaçando o segundo lugar de Trad, que estagnou em relação à última pesquisa”, destaca Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
Votos válidos
Levando em consideração apenas os votos válidos, Puccinelli tem 25%, Trad 21% e Riedel 20%, ou seja, os três estão tecnicamente empatados e não é possível dizer quem é o favorito na disputa.
No cenário espontâneo, quando as opções não são mostradas ao eleitor, 40% respondeu que ainda não sabe em qual candidato vai votar.
Já entre os que declararam o voto, André Puccinelli obteve 14% da preferência, seguido por Marquinhos Trad, 10%, Eduardo Riedel, 8%, Modesto, 8%, e Capitão Contar, 6%. Os outros postulantes somaram 3%. Brancos e nulos são 11%.
Rejeição
No quesito rejeição, ou seja, em qual dos candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum, André Puccinelli tem 49% contra 37% de Marquinhos Trad e 31% de Eduardo Riedel.
Senado Federal
Na disputa ao Senado, a candidata Tereza Cristina (PP) consolidou a sua vantagem em relação aos adversários. Ela ainda cresceu um ponto em relação à pesquisa de agosto, somando agora 41%.
Juiz Odilon (PSD) manteve seus 16%; Mandetta (União Brasil) cresceu de 10% para 12%; Professor Tiago Botelho (PT) tem 6%; e Jeferson Bezerra (Agir) e Anizio Tocchio (PSOL) têm 1% cada.
Dos entrevistados, 8% optaram por votar branco ou nulo, enquanto 15 % não souberam responder.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores do Estado do Mato Grosso do Sul, entre os dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MS-08696/2022.