37.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de setembro, 2024
spot_img

Falta de atenção e fluxo acima do normal aumentam acidentes no final de semana

10/12/2014 07h01

Falta de atenção e fluxo acima do normal aumentam acidentes no final de semana

Dourados News

“A falta de atenção de condutores e o maior fluxo com veículos vindos da região faz com que número de acidentes aumente nos finais de semana”, a afirmação é do diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Nelson Azambuja Almirão. Ele cita que esses fatores juntamente com a pressa e a bebida em excesso é o que ajuda a elevar o número de acidentes aos finais de semana em Dourados.

Dados do setor de Estatísticas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em pesquisas realizadas de janeiro a outubro apontam que nesse aspecto a sexta-feira e o sábado são os dias recordistas. Ao longo do ano aconteceram 332 acidentes de trânsito durante as sextas e 298 aos sábados.

Esses são também os dias que mais apresentaram número de vítimas envolvidas – entre fatais e com ferimentos. O primeiro registra 174 e o segundo, 166 pessoas.

No município, as últimas três mortes no trânsito ocorreram em acidentes registrados nesses dois dias, conforme mostrado pelo Dourados News.

O primeiro deles, no dia 22 de novembro, um casal que trafegava numa moto, acabou colidindo de frente contra um veículo na rua Coronel Ponciano. O homem morreu na hora e a mulher não resistiu aos ferimentos e faleceu dois dias depois.
Já no último dia 30, um idoso foi atropelado na avenida Marcelino Pires, e foi a óbito dias depois.

“Sexta-feira é o dia em que muitos têm pressa para encerrar a semana. Quem trabalha aqui na cidade e é da região, quer ir logo para casa, e muitos vêm da região para cá também, o que aumenta a frota de veículos e consequentemente, os acidentes. O que acontece no sábado também. Alguns bebem e todas essas situações juntas tem elevado essa quantia”, relata Almirão.

O dia da semana que registrou menor quantidade de acidente de trânsito foi o domingo, com 200 casos, seguido da terça-feira, 271. Em relação ao número de vítimas, a somatória da domingo é de 108 e de terça, 137.

Almirão cita que a sinalização tem sido reforçada em Dourados e que os agentes de trânsito estão nas ruas em busca de levar mais segurança aos motoristas, mas contudo, ainda falta maior conscientização da população.

“Acredito que com mais respeito às sinalizações, esse número poderá diminuir. As ruas estão bem demarcadas, colocamos mais lombadas e semáforos, mas de nada adianta se não houver o respeito. As pessoas devem buscar resguardar sua vida e a de seus semelhantes no transito”, finalizou.

Acidente recente e que resultou na morte de duas pessoas em Dourados - Foto: Osvaldo Duarte

Falta de atenção e fluxo acima do normal aumentam acidentes no final de semana

Fale com a Redação