23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 20 de janeiro, 2025
spot_img

Dia da Árvore: saiba sua importância e como fazer uma adubação verde

A quarta-feira, 21 de setembro, tem a comemoração ou reflexão sobre hoje ser o ‘Dia da Árvore’, que foi criado no Brasil em 1965, para conscientizar sobre a importância das árvores, inclusive para a permanência da vida humana no planeta. O dia escolhido foi a data que antecipa ou é antessala do início da Primavera, a estação das flores ou florada de sementes de qualquer planta e árvores. Há um ditado popular, que diz que todo Ser Humano, devia ler livros, ter um filho e plantar uma árvore. Veja abaixo, o valor desta espécie, quais são e como plantar e ou tratar uma árvore a cada dia.

As árvores, plantas, algas são essenciais para a manutenção da vida na terra, pois através da fotossíntese, transformam gás carbônico, em oxigênio. As árvores, além de oferecerem abrigo e sombra para outras espécies, garantem a manutenção da biodiversidade, diminuem a temperatura local, assim como ajudam a abastecer os lençóis freáticos com água e reduzem ruídos em grandes cidades. Elas têm a capacidade de absorver carbono da atmosfera e, por isso, as florestas têm um papel essencial na regulação do clima, absorvendo o CO2, um dos principais gases causadores do aquecimento global, que é uma das maiores ameaças para a manutenção da vida no planeta.

Assim, neste dia do ‘verde’, temos que exaltar o cultivo/plantação de mais árvores em todo nosso Meio Ambiente, seja no terreno de casa, nas calçadas de ruas ou nos biomas grandes que temos e até são ‘assaltados’ e absurdamente desmatados, como a Amazônia, Mata Atlântica ou nossos locais Pantanal e Cerrado. E para ressaltar a importância de planar/criar uma árvores, repassamos uma maneira de como fazer para bem desenvolver uma espécie, com adubação verde.

Adubo verde – Isto, uma adubação também verde !! Já ouviu falar? É mais simples do que parece, e como o próprio nome diz, adubos verdes são próprias plantas utilizadas para melhorias das condições físicas, químicas e biológicas do solo.

Dia da Árvore: saiba sua importância e como fazer uma adubação verde

Como é e como fazer a adubação verde

Um instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em MS), Arnaldo Mongelo, explica que a adubação verde é um bom investimento, pois contribui na variação térmica do solo, ajudando na temperatura e descompactação do solo, fazendo a reciclagem de nutrientes. Bem como fornece quantidade considerável de nitrogênio, atua no controle de pragas, principalmente o nematoide, também reduz o aparecimento das plantas daninhas, além de proteger o solo evitando erosão.

“Este é um investimento que vale a pena. Além do ganho econômico pelo fato de diminuir a necessidade da utilização de químicos, a adubação melhora consideravelmente a qualidade do solo, tornando a atividade mais sustentável”, explica o instrutor Mongelo, que ministra formação no Senar-MS (veja abaixo datas de crusos).

Um exemplo de adubo verde são as leguminosas, como as crotalárias, feijão-de-porco, feijão-caupi e guandu. Essas são algumas das variedades de plantas que estão associadas à fixação de nitrogênio do ar no solo.  Essas espécies possuem microrganismos que aumentam a absorção de água e nutrientes pelas raízes, uma incorporação que aumenta a fertilidade do solo. 

“Com o aumento de matéria orgânica, a técnica faz ainda controle de erosão, já que oferece cobertura e reduz a exposição do solo aos fortes ventos e chuvas, por exemplo, e ajuda na redução da água nas camadas superficiais”, resume Arnaldo Mongelo. 

Plante uma árvore! Qual a importância da árvore?

Neste Dia da Árvore, você pode mostrar o seu amor pela natureza contribuindo para fazer uma nova árvore crescer na Amazônia, Mata Atlântica ou Cerrado ou em sua Casa. Assim você ajuda a fortalecer a restauração florestal junto com o Programa Restaura Brasil.

Segundo o relatório do IPCC, da Organização das Nações Unidas, se mantivermos o ritmo de emissões de gases de hoje, até 2040 a terra aumentará sua temperatura média global em mais de 1,5oC, o que pode aumentar significativamente catástrofes e desastres naturais, além de seca e prejuízos econômicos.

As árvores também colaboram para garantir a qualidade e quantidade do abastecimento de água. As mata ciliares, nas margens de rios e nascentes, ajudam a evitar a erosão do solo que, quando acontece, carreia sedimentos que comprometem a qualidade da água. Além disso, oferecem alimento e matéria prima para as mais variadas indústrias, sendo essencial para a economia. 

A árvore, que também tem no dia 21 de março, sendo comemorado o Dia Mundial da Árvore, é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque:

-aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração;
-evitam erosões;
-produzem oxigênio no processo de fotossíntese;
-reduzem a temperatura;
-fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
-Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Dia da Árvore: saiba sua importância e como fazer uma adubação verde
Campo Grande é conhecida como a cidade dos ipês (Foto: Marcos Ermínio)

Árvores regionais e outras importâncias

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.”

Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Observe:

Árvore símbolo região Norte – Castanheira;
Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;
Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
Árvore símbolo da região Sul – araucária.

  • Curso Senar-MS

O curso ‘Produção de Adubos Orgânicos’ é oferecido gratuitamente pelo Senar Mato Grosso do Sul com carga horária de 24 horas. As próximas agendas da capacitação acontecem em Santa Rita do Pardo, de 27 a 29 de setembro, em Chapadão do Sul, de 13 a 15 de outubro, e em Itaquiraí, entre 10 e 12 de novembro. 

Fale com a Redação