21.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de novembro, 2024
spot_img

Empreendedora aposta em Ribas do Rio Pardo com apoio do Sebrae

O ano de 2021 foi marcado por fortes emoções para Elaine Ribeiro. Após enfrentar um momento delicado na vida pessoal, surgiu a necessidade de adquirir renda própria e a empresária, que é natural de Catanduva (SP) e morava em Três Lagoas, encontrou a possibilidade de recomeçar em um município próximo com novas oportunidades. O destino escolhido foi Ribas do Rio Pardo, para onde a empresária se mudou e, com o apoio do Sebrae/MS, conseguiu estruturar a Usinagem Ribeiro e conquistar novos mercados.

Elaine chegou no interior de Mato Grosso do Sul no ano passado, mesmo período em que a Prefeitura Municipal firmou parceria com o Sebrae para a execução do programa Cidade Empreendedora, o que promoveu diversas ações para o fortalecimento do comércio local e possibilitou a conexão entre pequenos negócios e empresas âncoras. Segundo a empreendedora, o que chamou a atenção dela para Ribas do Rio Pardo foi o grande investimento da Suzano para a construção de uma nova fábrica de celulose na região – uma empresa que, atualmente, é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

Foi ao identificar nesse contexto uma grande oportunidade que Elaine convenceu a família a se mudar para o município e construir o empreendimento. “Por onze anos, eu me dedicava integralmente aos serviços de casa. Com a partida do meu marido, vi a necessidade de buscar uma forma de ter minha renda própria. Foi então que recebi um vídeo, no celular, sobre Ribas do Rio Pardo e decidi recomeçar minha vida naquele local”, relembrou a empresária sobre a destemida decisão que só pôde ser concretizada com o apoio do irmão dela, Lúcio, e do cunhado, Adailton, que aceitaram o desafio e se mudaram junto com ela para a cidade.

Com o conhecimento dos parceiros de negócio em solda e tornearia, somado à vontade de empreender, aos poucos, a Usinagem Ribeiro foi se estruturando e passou a prestar serviços de torno, solda e caldeiraria. Neste período, a visita de um agente do Sebrae trouxe motivação e forneceu as informações necessárias à Elaine para que o negócio tomasse forma e conseguisse crescer.

“Logo quando abrimos, o Sebrae nos procurou e eu sempre soube do apoio da instituição aos empresários. Então, recebi consultorias nas áreas de gestão, participei de capacitações e me inscrevi no programa Semear, outra iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, que trouxe para o município uma rodada de negócios com as grandes empresas e eu pude participar. Além disso, também fiz Empretec. Então, desde sempre o Sebrae esteve presente junto à empresa”, expôs a empreendedora.

Com esse apoio, Elaine e os sócios, Adailton e Lúcio, conseguiram tornar o sonho de empreender em uma realidade, consolidando a Usinagem Ribeiro no município. Atualmente, o negócio já colhe os frutos das melhorias feitas. “O movimento aumentou muito nos últimos três meses, temos tido bastante trabalho. A rodada de negócios nos trouxe um retorno muito bom e sempre estou buscando mais oportunidades de crescer enquanto empresa e aproveitar essas oportunidades”, finalizou a empresária.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Em Ribas do Rio Pardo, as ações tiveram início no ano passado e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Além de Ribas do Rio Pardo, atualmente, o programa está em execução em 31 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.

Fale com a Redação