Os candidatos eleitos no primeiro e no segundo turno das eleições de 2022 terão a cerimônia de diplomação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), no dia 19 de dezembro, às 19h30.
A diplomação será realizada no Ondara Palace, localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1464 – Jardim Veraneio, e será restrita a convidados e profissionais de imprensa.
De acordo com o Código Eleitoral, a diplomação torna o candidato apto a tomar posse do cargo para o qual foi eleito. Serão diplomados 24 deputados estaduais; oito deputados federais; o governador, Eduardo Riedel; o vice-governador, Barbosinha; e a senadora, Tereza Cristina; além de seus suplentes.
+ TSE vai diplomar Lula e Alckmin no próximo dia 12 de dezembro
Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a expedição e disponibilização do diploma devidamente assinado, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. A cerimônia compete aos órgãos colegiados da Justiça Eleitoral (TSE, TRE ou Junta Eleitoral).