- A imprensa de todo o Brasil, como o Enfoque MS, acompanha todo o lamentável e criminoso ato antidemocrático de Bolsonarista (apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro), que radicalizou totalmente neste domingo (8). Grupo de manifestantes golpistas furaram bloqueio na Esplanada e primeiramente invadiram o Congresso. Agora, todos os três prédios dos Poderes Nacioanl foram tomados, invadidos e estão sendo vandalizados.
- Agora: Golpistas invadem Congresso Nacional em continuidade dos atos antidemocráticos no Brasil
- Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os poucos policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.
- Na sequência, sem policiamento adequado ou praticamente sem forças de segurança do governo do Distrito Federal, que é responsável, bolsonaristas também invadiram as sedes do STF (Supremo Tribunal Federal) e invadiram e depredaram o Palácio do Planalto.
- Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
- Além de intervenção militar — o que é inconstitucional — eles pedem a prisão do presidente Lula (PT).
- STF e PMs contentes
Os extremistas saíram em marcha do acampamento na frente do quartel-general do Exército, depois de dias de convocações para atos violentos em Brasília. O governo do DF, que é responsável pela Segurança Pública de Brasília, não agiu, mesmo sendo provocado e recebendo contato do atual Ministro da Justiça, Flavio Dino,
O efetivo policial para conter os vândalos foi pequeno e ainda muitos oficiais da PM-DF (Polícia Militar do DF), estavam satisfeitos, se confraternizando e tiraram fotos com os vândalos, terroristas.
Após a invasão ao Congresso Nacional, os bolsonaristas radicais também invadiram o STF. Os participantes do ato antidemocrático quebraram vidros da fachada e entraram no prédio. No Palácio do Planalto, os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo.
Randolfe diz que vai pedir afastamento de Anderson Torres
O senador Randolfe Rodrigues diz no Twitter que vai pedir ao STF afastamento do Anderson Torres: “Estamos protocolando agora dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes: 1 – Prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje. 2 – Impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento do Sr Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF.”
Presidente do PT responsabiliza governo do DF
A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, responsabiliza o governo do Distrito Federal. “Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”