25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 27 de setembro, 2024
spot_img

MS confirma mais três mortes provocadas pela dengue e casos prováveis passam dos 10 mil

Mato Grosso do Sul confirmou mais três mortes que foram provocadas pela dengue neste início de ano, com isso, já são cinco vítimas fatais por consequência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O número de casos confirmados também cresceu, passando dos 3.632 do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) para os atuais 4.531, aumento de 899 casos positivos em apenas uma semana.

Entre os novos óbitos confirmados está um jovem de 21 anos, residente em Amambai, que apresentou os sintomas no dia 22 de fevereiro, falecendo no dia 27 do mesmo mês, a causa só foi confirmada no dia 03 de março. O segundo registro é de uma mulher de 58 anos, de Campo Grande, com o início dos sintomas em 15 de fevereiro e a morte no dia 28. sendo a causa confirmada no dia 03 de março. A terceira morte é de um idoso de 74 anos, de Aquidauana, que faleceu no dia 03 deste mês, cinco dias depois de apresentar os sintomas da doença. A causa só foi confirmada no dia 06.

Entre as cidades com mais casos já confirmados de dengue estão Três Lagoas, com 584 exames positivos, seguido por Bonito, com 348, Campo Grande, 340, Bela Vista, 288, Maracaju, 281, Batayporã, 259, Corumbá, 222 e Miranda, com 210. Essas são as únicas cidades que possuem mais de 200 casos da doença. Outras 10 localidades ainda não tiveram nenhum caso positivo de dengue este ano.

Já com relação aos casos prováveis de dengue, que soma tanto as suspeitas quanto os já confirmados pelos exames laboratoriais, Mato Grosso do Sul chegou a marca de 10.193 notificações. Para efeitos de comparação, no boletim anterior eram 8.176, ou seja, houve um aumento de 2.017 registros em apenas sete dias. Além disso, são 34 cidades com a alta incidência da doençs e apenas quatro municípios que não registraram sequer uma suspeita até agora, sendo esses Jateí, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas e Selvíria.

Para conferir o boletim na íntegra clique aqui.

Chikungunya

Mato Grosso do Sul também obteve aumento no número de casos de Chikungunya. De acordo com o novo boletim, já são 90 pessoas diagnosticadas com a febre. Para efeitos de comparação, na semana passada eram apenas 42 casos, ou seja, aumento de 48 casos no período.

A cidade de Ponta Porã continua sendo a com maior casos confirmados da doença, agora com 82. Os demais pacientes estão em Campo Grande, dois, e um nas cidades de Corumbá, Cassilândia, Amambai, Maracaju e Paranhos.

Além disso, são 673 casos prováveis (eram 309 há sete dias) e nenhuma morte ainda foi confirmada pela doença. Para ver o boletim na íntegra clique aqui.

Fale com a Redação