25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de dezembro, 2024
spot_img

Arquitetura e Urbanismo da Unigran Capital conquista prêmio acadêmico do CAU

O Centro Universitário Unigran Capital conquistou o 1º lugar e a menção honrosa no 2º Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso das Instituições públicas e privadas de Ensino Superior presencial de Arquitetura e Urbanismo de MS, com turmas concluídas em 2022, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – CAU/MS.

Ao todo, foram avaliados 26 trabalhos por uma comissão composta por jurados Arquitetos Urbanistas de várias partes do Brasil, e o TCC escolhido como 1º lugar foi da egressa da Unigran Capital, Natália Fernandes Viveiros, orientada pela Prof. Me. Alessandra Chaia,  com o tema: ‘(RE)TRATAR O LIXO: Armazém Sociocultural de Gestão Integrada de Resíduos’, que teve a premiação máxima do concurso e ainda recebeu um monitor LED de 24 polegadas como prêmio.

Diante da premiação, a egressa vencedora, Natália Fernandes Viveiros, afirma que a submissão do projeto foi uma consequência do resultado obtido dos estudos, por isso, ganhar o concurso foi gratificante, dado o comprometimento ante um tema tão sensível e desafiador. “Ter meu TCC oportunizado pelo reconhecimento, exposição e provocação de agentes, é um ganho também à sustentabilidade, e eu fico orgulhosa em participar do fomento à causa”, celebra Natália.

Em 2º lugar, ficou a arquiteta e urbanista Bruna da Silva Lopes, com a temática ‘CISO: Centro Integrado para Surdos e Ouvintes’, orientada pelo Professor Newerson Kleiton Klein, da Unigran Dourados. E a menção honrosa foi para o TCC ‘Ecovila Bon Lavi – A arquitetura sustentável como refúgio aos haitianos em Campo Grande’, da arquiteta e urbanista Viviane Maria de Freitas, orientada pela professora Giovane Chaparro, também da Unigran Capital.

Para a coordenadora do curso, Profª. Ma. Renata Benedetti Mello Nagy Ramos, o incentivo do CAU fortalece os projetos acadêmicos e movimenta oportunidades dentro da classe de arquitetos urbanistas.  “Esse tipo de concurso abre portas, pois é um projeto que se torna um portfólio profissional para o egresso, além da visibilidade para uma melhor inserção no mercado de trabalho”, destaca a coordenadora. 

Ao todo, a Unigran Capital participou do concurso com cinco trabalhos encaminhados para a disputa, sendo dois deles os destaques. O Centro Universitário também  parabeniza os trabalhos dos acadêmicos que submeteram seus projetos para avaliação. Dielly Louveira com o tema ‘Centro de Assistência à População em situação de rua’, orientada pela  profa. Esp. Liliane Carvalho Rosa, Guilherme Marques Cigerza, com o tema: ‘Movita Centro Esportivo’, orientado pela Profa. Ma. Renata Benedetti Mello Nagy Ramos, e a Heloisa Andréa Leão Veras com o trabalho: ‘Okara Urbana: a praça no contexto urbanístico da Aldeia Marçal de Souza’, orientado pela  profa. Ma. Giovane Teodoro de Brito Chaparro.

O objetivo do evento foi estimular e difundir a prática do projeto e produção de conhecimento científico; premiar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso; promover a valorização da profissão e do egresso de Arquitetura e Urbanismo; proporcionar a discussão sobre a qualidade dos trabalhos com o intuito de suscitar a reflexão sobre o ensino da Arquitetura e Urbanismo, estimulando o diálogo com os alunos concludentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação