Novo plano de segurança para as escolas públicas estaduais deve ser anunciado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (12). A coletiva de imprensa está marcada para as 8h, no Centro de Educação Marluce Bittar, e a expectativa é que sejam atualizados programas e protocolos de segurança.
O plano de segurança a ser anunciado pelo governador deve englobar uma série de ações como resposta rápida aos recentes incidentes em unidades escolares, como o ocorrido no último dia 23 de março, quando um aluno de 15 anos foi pego com uma réplica de pistola depois de brigar com um colega, no corredor da Escola Estadual Teotônio Vilela, em Campo Grande.
Câmeras e sistema eletrônico
Recentemente, o governador visitou o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual de Ensino, que fica em Campo Grande, no bairro Amambaí. O local tem o controle em tempo real das unidades que já dispõe de câmeras e sistema eletrônico.
O número de unidades monitoradas deve chegar a quase 300 escolas ainda neste mês.
Escola Segura, Família Forte
Uma das principais ações em execução é o programa “Escola Segura, Família Forte”, realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da PM (Polícia Militar), que atende 128 escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande desde o início de março deste ano e que deve atender aproximadamente 100 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Capital.
A rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa ocorre por meio de celulares disponíveis nas viaturas, além de um tablet que serve para o policial registrar toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas. No total são seis equipes de atendimento em todas as regiões da cidade. Os diretores das escolas estão inseridos num aplicativo de mensagens que facilita a comunicação.
O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.
Prefeitura de Campo Grande
A Prefeitura Municipal anunciou uma série de ações que estão sendo adotadas para proteger os estudantes e servidores públicos.
Em nota publicada através do perfil oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na rede social, informa que haverá reforço na ronda escolar com a convocação de mais 100 guardas metropolitanos aprovados no último concurso, além da disponibilização de 10 viaturas para atender às 99 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) e 106 creches.
Serão, ainda, feita a instalação de câmeras de videomonitoramento, sistema de alarme e trancas.
Outra medida anunciada pela pasta foi a criação de um canal direto para a comunicação entre as unidades de ensino com a sede da Guarda Civil Metropolitana, que será chamado de ‘Botão Antipânico’.
A nota oficial também informa que 23 escolas consideradas de maior risco já foram mapeadas e, de imediato, terão efetivo da GCM durante o turno escolar.