Os radares instalados em 41 pontos da cidade de Dourados, segundo maior município de Mato Grosso do Sul, passarão a multar a partir do dia 25 de julho. A informação é da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) e foi divulgada nesta segunda-feira (26), a um mês ou 29 dias do inicio das operações. Mas, a partir de ontem, até a data de inicio das ‘multas’, os equipamentos funcionarão em período educativo.
A Agência detalha que do total de aparelhos, 31 são controladores de velocidade e dez são redutores. Desses, 19 são em locais onde já existiam radares. Ou seja, haverão mais 22 pontos novos pela cidade com equipamentos para monitorar o trânsito e barrar as infrações
A diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto informou em nota divulgada pela prefeitura de Dourados que a agência vai intensificar as atividades de conscientização nos próximos dias e, após o prazo informado (dia 25/07) as infrações poderão ser penalizadas.
Marina lembra que os trechos foram escolhidos por meio de estudo técnico, que consideram fatores com reincidência de acidentes e proximidade com instituições de escolas, por exemplo.
Os redutores e controladores medem a velocidade, enquanto o equipamento de restrição veicular será utilizado para restringir a circulação de veículos pesados nos locais estabelecidos pela Agetran.
Radar nas rodovias
O município já tem em funcionamento radares e em cobrança aos infratores. Como mostrado pelo site local, Dourados News, na última quarta-feira (21), os radares instalados em rodovias estaduais já estão emitindo notificações.
Os radares instalados em vias estaduais passaram a multar a partir de quinta-feira (22). A informação constava em placas anexadas nos mesmos e também foi confirmada pela diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) Mariana de Souza Neto.