A PF-MS (Polícia Federal em MS), ontem fez operação em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, e na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, deflagrou em Corumbá, a ‘Operação Mercator’, em outra fronteira de Mato Grosso do Sul, divisa Brasil-Bolívia, contra tráfico internacional de drogas. O objetivo é praticamente o mesmo, e que se repete várias vezes, combater o comércio criminoso de entorpecentes e a lavagem de dinheiro cometidos por organização criminosa atuante dentro do município Corumbaense, na Cidade Branca.
A ação no inicio da manhã e que ainda está em andamento, vem de investigações a dois anos, sendo que hoje ‘na rua’, já apreendeu quantia em dinheiro, em espécie da moeda nacional e estrangeira, bem como produtos do tráfico, em cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá/MS.
Conforme a PF, as investigações tiveram início após a apreensão de 275 kg de cocaína no município, ocorrida em maio de 2021. No decorrer das investigações, levantamentos apontaram que o possível líder da organização criminosa seria um comerciante que se utiliza de seu estabelecimento para ocultar dinheiro e bens obtidos pela prática do tráfico internacional de drogas.
“Hoje, os suspeitos passam a ser acusados pelo achado desta manhã, mas destaca-se que os investigados já respondem a outros processos na justiça pela prática de tráfico de drogas e de armas. Agora, poderão ser responsabilizados por lavagem de dinheiro e organização criminosa”, registrou a PF.
Operação
A ação contou com a participação de mais de 40 policiais federais no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá/MS.
De acordo com a PF, para hoje, houve também a autorização judicial para o bloqueio de ativos financeiros, bens móveis e imóveis dos integrantes do grupo.
Operação em Ponta Porã
Casal dono de loja de roupas é preso pela PF durante Operação Iporã em Ponta Porã
PF inicia ‘Operação Iporã’ contra quadrilha em MS prende um, apreende R$ 15 mil, armas e munições
A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail [email protected] e do telefone 67 9 9616 2162. Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.