29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Alunos da Reme CG criam projeto pedagógico para melhorar desempenho da turma

Alunos do 6º ano da Escola Municipal Nazira Anache, localizada no bairro Jardim Anache, em Campo Grande, propuseram à escola um projeto pedagógico, para melhorar o desempenho dos alunos em sala, diminuir conflitos e para terem um maior interesse pelas aulas.

Segundo conta a diretora da unidade escolar, Andrelina Raniere de Carvalho Ferreira, os alunos Vitória Ferreira e Enzo Gabriel de Souza Freitas, de 11 anos, a procuraram e disseram que tinham interesse em um projeto para ter uma sala de aula mais harmoniosa. “Eles vieram até a sala da direção e disseram que queriam um projeto, pois viam os colegas desestimulados, muito agitados e acabavam atrapalhando a aula”.

A diretora então, os orientou a colocar a ideia no papel e tornar o projeto oficial. Assim, os alunos que são líder e vice-líder eleitos da sala, procuraram a professora de Língua Portuguesa, Dayane da Costa Simões, que os auxiliou.

Ainda conforme Andrelina, Vitória e Enzo determinaram público-alvo, justificativa, relevância e objetivo geral do projeto pedagógico. “Nunca nenhum aluno me propôs um projeto assim, sempre partiu da equipe técnico-pedagógica e a gente fica muito feliz com isso, porque realmente mudou a sala de aula, estamos querendo aplicar em outras turmas, mas sempre com eles apresentando, pois a ideia surgiu deles”.

Vitória conta que durante uma aula de Educação Física surgiu a ideia de criar algo que fosse bom para elas e os colegas. “Eu ficava incomodada nas aulas porque era muita bagunça, eu preciso de concentração para aprender. Ai um dia eu pensei que o projeto seria bom. A gente pensou em algo positivo e no fim de cada mês, vamos fazer um dia lúdico, sem aulas, com jogos interativos, para que os alunos tenham vontade de participar”.

Enzo fala sobre como o projeto funciona na prática. A sala foi dividida em quatro grupos, sendo: brincadeiras, apaziguadores, agenda escolar e ecotime. “Os alunos no grupo de brincadeira estão responsáveis pelos jogos no dia lúdico. Os apaziguadores amenizam situações de brigas e melhoram a relação na sala. Quem cuida da agenda escolar fica responsável por avisar dia de provas e avaliações. Já o ecotime organiza a sala, recolhe lixo, organiza cadeiras fora do lugar”.

Mãe de Enzo, a professora Eudilene de Souza Arruda conta que Enzo sempre foi disciplinado e se orgulha da liderança do filho. “Nós temos uma rotina em casa e isso o ajuda muito. Ele sempre foi dedicado e isso reflete muito na escola”.

A aposentada Leonora Francisca da Silva cria Vitória desde 1 ano de idade. “A Vitória é maravilhosa, ela já chega da escola querendo estudar, sempre quer ler livros, é o que ela sempre me pede de presente. Só orgulho da minha neta”.

Fonte: Ascom PMCG

Fale com a Redação