26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Espanha vence Inglaterra por 1 a 0 e é campeã da Copa do Mundo Feminina

O futebol feminino conhece mais uma campeã: a Espanha. Em um jogo acirrado na final da Copa do Mundo 2023, contra a Inglaterra, as jogadoras venceram por 1 a 0. A partida aconteceu neste domingo (20), no estádio Accor, em Sydney, na Austrália, e corou o trabalho das atletas que precisaram superar o boicote do próprio técnico, Jorge Vilda, para levantar o trófeu.

Com a conquista inédita da seleção principal, a Espanha se torna o primeiro país a conquistar todos os Mundiais com seleções de base e principal. Em 2022, a seleção espanhola Sub-20 e Sub-17 venceram as Copas do Mundo das categorias.

O primeiro tempo começou incendiado. Ofensivas, as duas seleções buscaram o gol adversário e o primeiro lance aconteceu pelos pés das inglesas. Aos 14 minutos da primeira parte, Hemp aproveitou o descuido das espanholas, pegou a bola viva na área a chutou com força. No entanto, a bola explodiu no travessão, para a sorte da goleira espanhola Cata Coll.

Nem um minuto depois, a Espanha se reestruturou e montou uma jogada contra as inglesas. Alba Redondo fez um chute venenoso contra Mary Earps, que se consagrou e fez uma defesa de manual, evitando o gol das latinas.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, a seleção espanhola criou um contra-ataque rápido contra as inglesas. Pelo meio do gramado, Aitana encontrou a atacante Mariona, que avançou pelo lado esquerdo do campo. A espanhola encontrou Olga Carmona livre e fez o passe. Na entrada da grande área, a lateral-esquerda arriscou um chute rasteiro, que não deu chances para a goleira Mary Earps. Espanha inaugura o placar da final.

Pouco antes do apito para o intervalo, a Espanha quase marca o segundo gol. Aos 46 minutos da primeira etapa, Salma foi lançada para a áerea, aproveitou a oportunidade e fez um chute pela direita, mas a bola beijou a trave. Fim do primeiro tempo, e Espanha na frente com 1 a 0.

Na volta do intervalo, a técnica Sarina Wiegman, da Inglaterra, investiu em mudanças no campo e colocou Lauren James e Chloe Kelly para buscarem o empate na partida. 

Nos 22 minutos do segundo tempo, o VAR fez uma longa investigação de um toque de mão da meio-campista inglesa Keira Walsh dentro da área. A árbitra decidiu marcar o pênalti a favor da Espanha, e Hermoso foi para a marca da cal. A maior artilheira da equipe, no entanto, bateu em cima da goleira inglesa. Earps, a melhor goleira do mundo, salvou a cobrança.

A segunda etapa seguiu com as tentativas das inglesas de empatarem o jogo. A melhor chance aconteceu com Lauren James, que encheu o pé para fazer o gol, mas Cata Coll salvou. Apesar dos contra-ataques, a noite era das espanholas, que buscaram o segundo gol.

Determinadas a garantirem o título, as espanholas fizeram o melhor jogo da competição. Com uma posse de bole de cerca de 58%, as jogadoras fizeram 11 chutes, sendo cinco para o gol. Em mais de 475 passes, a precisão foi de 81%.

Com 13 minutos de acréscimos, as jogadoras da Espanha seguraram o jogo até o fim e se tornaram campeãs inéditas da Copa do Mundo. A vitória marcou a revanche da equipe contra as inglesas, que em 2022 venceram na Euro. Com campanha histórica no Mundial, a Espanha se impôs e levantou o título.

Fonte: R7

Fale com a Redação