Já está tudo certo para o lançamento da Feira Central de Anhanduí, distrito de Campo Grande, a 60 km do centro urbano da Capital. O evento que promete movimentar a economia do Distrito terá sua primeira edição no próximo sábado (2). Os já famosos produtos que eram vendidos a anos no canteiro central da rodovia BR 163, mas tiveram que ser retirados da via, agora ganham a iniciativa que visa abranger os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.
Na feira haverá produtos típicos como os famosos queijos e salames, doces e pimentas, artesanato local e muito mais. Para que tudo saísse do papel e se tornasse mais uma iniciativa empreendedora, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), promoveu reuniões com os moradores orientando sobre a formatação da feira e levou cursos para a região.
A produtora da região, Vera Serafini diz estar ansiosa pelo lançamento. “Estamos preparando rapadura, melado e verduras. Vai ter tudo fresquinho, colhido na hora”, diz.
Já a salgadeira Rosa Maria Prates Alcântara conta não ver a hora de pôr a barraquinha de volta para funcionar. “Eu e meu esposo trabalhávamos na Feira do Guanandi aos domingos. Trabalhamos até a pandemia, aí depois a gente parou. Viemos morar aqui em Anhanduí e surgiu essa oportunidade da feira aqui e vamos abraçar. Já temos 11 anos de experiência e vamos levar nossos salgados e tapioca”, conta.
Arte com criatividade para venda
A empreendedora Angela Feltrin vai levar camisetas com desenhos criativos e mensagens religiosas. “Eu sou revendedora de t-shirts femininas e masculinas. Comecei o negócio com meu esposo há 5 meses como forma de complemento de renda. Nós divulgamos para amigos e conhecidos através do whatsApp e do instagram. Trabalhamos com temas religiosos e outros para agradar a todos que gostam de peças versáteis para o dia a dia”, enumera.
Antes da Feira, mas formação
Antecipando a inauguração da Feira, em evento especial, ocorreu uma diversificada formação para os pequenos produtores e a quem interessasse participar.
No cronograma entraram as palestras de “Instagram e Fotografia para Iniciantes” e o curso de “Higiene e Manipulação de Alimentos”.
Na formação sobre as redes sociais e fotografia, os alunos aprenderam como usar a rede social, que é uma das mais usadas no país.
Já o curso de higiene e manipulação de alimentos preparou os alunos tanto para a manipulação caseira, quanto para a venda de produtos alimentícios.
Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, iniciativas como esta ajudam a fortalecer a qualificação profissional e fomentar parcerias de negócios para os empreendedores.
“Para nós é sempre uma alegria poder fomentar a economia local. A Sidagro tem trabalhado para incentivar a economia criativa, que hoje é um dos principais motores da inovação e criatividade no mercado. Esta é mais uma iniciativa para gerar negócio e renda, mostrando toda a potencialidade de Campo Grande e dos distritos da nossa cidade”, conclui.
Feira Central de Anhanduí
- Quando: 2 de setembro de 2023
- Horário: A partir das 17 horas
- Onde: Distrito de Anhanduí (via lateral em frente à Soliti)