24.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de dezembro, 2024
spot_img

Estudo sugere que a dieta nórdica ajuda a combater a inflamação

18/01/2015 15h00

Estudo sugere que a dieta nórdica ajuda a combater a inflamação

Relaxnews (AFP)

A dieta dá ênfase a alimentos integrais e peixe – eliminando o consumo de alimentos empacotados – e ajuda a reduzir a expressão dos genes ligados à inflamação do tecido adiposo, de acordo com um estudo realizado pelo Institute of Public Health and Clinical Nutrition, Da Universidade da Finlândia do Leste.

A inflamação do tecido adiposo subcutâneo, como é conhecido na comunidade médica, é a causa de vários problemas de saúde que afligem pessoas com sobrepeso devido à condição que inclui a síndrome metabólica e aterosclerose.

Matti Uusitupa, coordenador do Centro de Pesquisa de Saúde e Alimentos da Universidade da Finlândia do Leste explica que a dieta testada em seu estudo é similar em princípio à Nova Dieta Nórdica, desenvolvida por pesquisadores dinamarqueses para um projeto de perda de peso conhecido como Opus, mas que foi criada independentemente.

Um total de 362 pacientes com síndrome metabólica provenientes de toda a região escandinava participaram do estudo por um período de 18 a 24 semanas.

Um grupo de testes seguiu a dieta nórdica, que consiste em produtos integrais, legumes, tubérculos, bagas, frutas, lacticínios com baixo teor de gordura, óleo de canola e três porções de peixe por semana.

O grupo de controle seguiu uma dieta que deu destaque a produtos com baixo teor de fibras, condimentos com base de manteiga e pouco peixe.

Todos os participantes foram orientados a manter o mesmo peso durante o período do estudo, e os pesquisadores afirmam que poucos apresentaram uma diferença significativa nesse aspecto.

No início e no fim do estudo, foi realizada uma biópsia no tecido adiposo dos pacientes, e a expressão de genes foi analisada usando-se a análise transcriptômica, um meio de examinar as moléculas de RNA.

Até 128 genes apresentaram uma diferença funcional entre os grupos e aquele que consumiu a dieta nórdica possuía menos genes associados à inflamação do que o grupo de controle.

Os pesquisadores afirmam que o potencial da dieta em controlar os genes associados à inflamação sem resultar na perda de peso pode ser um fator-chave na luta contra a síndrome metabólica e outras condições parecidas.

O estudo, que foi publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, faz parte do estudo nórdico Sysdiet.

Fornecido por AFPRelaxNews A dieta nórdica é uma boa opção para reduzir e controlar a inflamação do corpo, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores finlandeses.

Fale com a Redação