30.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de novembro, 2024
spot_img

Onda de calor atinge MS e outros seis estados neste fim de semana

Mato Grosso do Sul e mais seis estados das regiões centro-oeste e sudeste do país entraram no fim de semana em alerta máximo pela onda de calor, com temperaturas que podem chegar aos 44ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Onda de calor atinge MS e outros seis estados neste fim de semanaOnda de calor atinge MS e outros seis estados neste fim de semana

O órgão emitiu ontem (10) o alerta de “grande perigo” de incêndios florestais, o que significa que as temperaturas ficam acima da média para o período por ao menos cinco dias. Ao todo, 1.138 municípios devem ser castigados por altas temperaturas 

A onda de calor vem acompanhada também de alertas laranja (“perigo”) e amarelo (“perigo potencial”) de baixa humidade para 15 estados nas regiões sudeste, centro-oeste e interior do sudeste e nordeste. Nessas regiões, a umidade relativa do ar pode chegar a 12%.  

Para o sul, o alerta é para as tempestades que atingem a região trazidas por uma frente fria, com chuvas intensas e ventos de até 100km/h. Também há possibilidade de queda de granizo e risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.  

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul enfrenta a terceira neste ano de 2023. A área de risco compreende toda a faixa que vai do leste, bolsão, central, pantanal e norte do estado. O Inmet aponta para risco à saúde com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. Já nas regiões sul, sul-fronteira e cone-sul, há um segundo alerta, mas de cor laranja, que representa Perigo, e vale até a terça-feira (14). A previsão é de também é de risco à saúde, com a temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias.

Já como efeito dessa onda de calor, quatro cidades de Mato Grosso do Sul estiveram entre as sete mais quentes de todo o País. sendo elas: Coxim, com 41ºC; Porto Murtinho, com 40,5ºC; Água Clara, com 40,4ºC; e Corumbá, com 40,3ºC.

Onda de calor atinge MS e outros seis estados neste fim de semana
Onda de calor atinge MS e outros seis estados neste fim de semana

Perigos e cuidados 

Para evitar casos de insolação e desidratação, em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados.

Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto.  

Nesses dias de calor extremo, especialistas aconselham ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; usar soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves, além de manter os ambientes ventilados.  

Idosos 

Os cuidados devem ser redobrados com os idosos, mais vulneráveis à desidratação nas altas temperaturas. Neles, o calor extremo pode provocar sintomas que vão desde confusão mental, agitação, prostração, tonturas e quedas, até efeitos na pele, como maior flacidez ou aparência ressecada, e nas mucosas, que também ressecam e podem ficar descoradas.  

Para esses casos, a indicação é a de procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para passar por avaliação médica que decidirá se a hidratação deve ser intravenosa ou pode ser feita em casa. 

Fale com a Redação