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quarta-feira, 15 de janeiro, 2025
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Alunos de Campo Grande criam brinquedos em projeto sobre a América Latina

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Elpídio Reis, localizada no Bairro Mato do Jacinto, em Campo Grande, desenvolveram um projeto com objetos recicláveis sobre a América Latina e os gêneros. A proposta, inclusive, rendeu uma premiação nacional para a professora de Artes da unidade, Ana Carolina Sandim. Intitulado de “Territórios: América Latina e Gênero”, o projeto foi criado pela professora e desenvolvido com os estudantes durante o ano letivo de 2022.

A professora conta que o projeto nasceu do mestrado e a proposta era fazer uma intervenção com os alunos. “Pesquisei com os alunos quais eram os brinquedos que a gente pudesse fazer para que todos, tanto meninos quanto meninas, pudessem brincar. Os alunos trouxeram os materiais, como tampa de garrafa, rolo de papel higiênico, papelão, para a confecção”.

A professora afirmou ainda que para os alunos entenderem o contexto da América Latina, foi preciso trabalhar os mapas e a cartografia. “Muitos não sabiam o que era América Latina e nem se reconheciam como latino-americanos. O primeiro momento foi trazer qual cultura eles tinham dentro de casa. A ideia dos objetos era construir algo que eles pudessem brincar, independente do gênero”.

Alunos de Campo Grande criam brinquedos em projeto sobre a América Latina

Antes da produção dos objetos, foram confeccionados mapas invertidos, baseado na obra de Torres Garcia. “Eles fizeram os desenhos individuais e depois se uniram em grupos e pintaram o mapa. Aproveitei o referencial da Semed que contempla a arte latino-americana para desenvolver o projeto”.

Os objetos produzidos com materiais recicláveis vão desde fogão até uma cafeteira, foguete e um tabuleiro de dama. A imaginação partiu dos 42 alunos que estiveram no projeto da professora.

Alunos de Campo Grande criam brinquedos em projeto sobre a América Latina

Gabriel Bandeira Rodrigues, de 11 anos, gosta de jogar dama, sugeriu à professora para fazer um tabuleiro e pesquisou na internet como fazer. “Precisei de tinta, papelão e tampinhas de garrafa. A parte mais difícil foi acertar a medida do tabuleiro. Fiz em uma noite, foi muito legal”.

Ammy Isabelle Vitório Delalibera, de 12 anos, produziu um robô. “Usei uma caixa de sabão, rolo de papel higiênico e tampa de garrafa. Foi muito legal produzir com minhas próprias mãos”.

Já Beatriz Paniago Freitas, de 11 anos, fez uma cafeteira. “Todo mundo toma café, e eu pensei em como poderia fazer uma cafeteira. Usei uma caixa de papelão, uma garrafa pet e uma tampa que achei jogada que serviu para o tubo da cafeteira”.

Entretanto, os três alunos foram unânimes ao falar que gostaram da produção do painel invertido. “A gente aprendeu sobre cultura, sobre América Latina e foi muito interessante”.

Alunos de Campo Grande criam brinquedos em projeto sobre a América Latina

Premiação nacional

A professora Ana Carolina inscreveu o projeto no Prêmio Arte na Escola Cidadã em maio deste ano. Em setembro, saiu a premiação. “Esta é a 25ª edição do prêmio e a primeira vez que uma professora de Mato Grosso do Sul é premiada”.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de Arte.

Para identificar projetos transformadores no ensino de Artes, o Prêmio faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país.

Alunos de Campo Grande criam brinquedos em projeto sobre a América Latina
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