Um avião, modelo Cessna 210 com matrícula ZP-BDN, acabou caíndo e explodindo no sábado (02) em Guayaibí, no Departamento (Estado) de São Pedro, no Paraguai. O acidente acabou resultando na morte do deputado local Walter Harms.
Segundo a imprensa do País vizinho, o tragédia ocorreu durante a decolagem. Todos os ocupantes faleceram carbonizados.
As vítimas voltavam da festa de aniversário do governador Freddy Tadeo Gimenez e seguiam para a capital Assunção.
Além do deputado, também faleceram o irmão dele, Carlos Harms, José Gonzáles e o piloto Cezar Godoy.
Pelas redes sociais, um vídeo foi compartilhado mostrando o momento em que moradores de uma comunidade próxima tenta apagar o fogo usando terra.
O acidente causou muita comoção, inclusive, o presidente paraguaio Santiago Penã lamentou a morte e enviou condolências aos familiares das vítimas.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas por uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Prevenção de Acidentes de Aviação (Cipaa).
O resultado deve ser apresentado em 90 dias, mas a princípio é dito que o avião bateu em uma árvore existente no início da pista.
A aeronave decolou de Encarnación, Departamento de Itapúa, às 09h37 de sábado, pousou em Assunção às 10h45, onde carregou combustível e seguiu para a Guayaibí.
Por coincidência, a esposa do deputado Walter, Gladys Vergara de Harms, e que era diretora do Centro de Atendimento a Deficientes de Encarnación (Cenade), faleceu no mês de outubro deste ano em decorrência de uma doença.
O Congresso do Paraguai decretou luto oficial de três dias. O velório aconteceu ao longo da tarde deste domingo na Sala Bicameral da sede do Congresso. Os restos mortais serão levados na segunda-feira ao bairro Colorado, seção 165 de Encarnación.