Mais uma onda de calor está prevista para todo o Mato Grosso do Sul. A expectativa dos meteorologistas é que o fenômeno ocorra já partir da quinta-feira (14) e só acabe no dia 20 deste mesmo mês.
O aviso foi emitido pelo site de monitoramento climático Climatempo.com nessa segunda-feira (11) e prevê que as temperaturas fiquem mais de 5ºC acima da média para o período. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não se manifestou.
O site ressalta que essa nova onda terá uma duração menor do que as anteriores, registradas dos meses de setembro e novembro.
“Porém, ainda sentiremos os efeitos da insolação, a população estará exposta há dias mais longos, e a umidade do ar estará um pouco mais alta – o que trará maior sensação de incômodo durante alguns períodos!”, cita o texto.
Pela previsão atual, em Campo Grande, a temperatura máxima prevista até o dia 20 de dezembro é de 36ºC, que deve ocorrer no dia 16.
Já em Porto Murtinho, que é a cidade que costuma registrar as maiores temperaturas do Estado, a previsão atual aponta para a máxima de 39ºC nos dias 15 e 16.
O Cemtec lembra que a maior temperatura do ano em Mato Grosso do Sul foi de 43,4°C ocorrida duas vezes em Porto Murtinho no mês de outubro e em novembro.
Entenda
Segundo a publicação do site, a nova onda de calor vai elevar as temperaturas em plena reta final de primavera. O verão começa no dia 22 de dezembro.
As ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover.
Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.