32.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de novembro, 2024
spot_img

Campanha de vacinação contra dengue em Ribas do Rio Pardo é ampliada

A partir desta segunda-feira (26), a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo inicia a ampliação da faixa etária da campanha de vacinação contra a dengue, agora focada nas crianças de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), visa fortalecer as medidas preventivas em meio a um cenário de epidemia de dengue no país, com 500 mil casos confirmados e 75 mortes somente neste ano.

O imunizante estará disponível nas salas de vacina da ESF Miguel Pereira e do Posto de Saúde Central, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 17h. Além dos horários regulares, a SESAU oferecerá atendimento estendido no mês de fevereiro, proporcionando mais oportunidades para que os pais levem seus filhos para receber a vacina.

Datas e locais de atendimento estendido:

  • 26/02 segunda-feira – 17h às 20h – ESF São João e Miguel Pereira
  • 28/02 quarta-feira – 17h às 20h – ESF Miguel Pereira
  • 29/02 quinta-feira – 17h às 20h – Posto de Saúde Central

A Prefeitura recebeu 746 doses, quantidade suficiente para atender toda a população-alvo. O ciclo de imunização será completado com uma segunda dose, administrada 90 dias após a aplicação da primeira.

A vacina demonstra uma eficácia de 60,8% para os quatro sorotipos vivos do vírus, proporcionando uma redução significativa de 93% no risco de dengue grave e uma redução de 80,3% nas hospitalizações relacionadas à doença.

Além da vacinação, a população é incentivada a adotar medidas preventivas, eliminando recipientes com água que possam servir como criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria de Saúde destaca que 80% dos focos de proliferação do mosquito estão dentro das residências, enfatizando a importância da colaboração da comunidade para controlar e eliminar os criadouros.

A campanha destaca que, dedicando apenas dez minutos à rotina diária, é possível adotar medidas simples que contribuem significativamente para combater os focos do mosquito. Ações como verificar caixas d’água, jogar areia nos vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo, conferir calhas e evitar o acúmulo de objetos que possam acumular água são essenciais para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Com a combinação de vacinação e medidas preventivas, Ribas do Rio Pardo reforça seu compromisso com a saúde da comunidade e a proteção de suas crianças contra a dengue. A SESAU continua alerta e incentiva a participação ativa da população nesse esforço conjunto de combate à doença.

Fale com a Redação