02/02/2015 12h30
Consulta pela Unimed em Dourados pode demorar até um ano
Dourados News
Os usuários do convênio de plano de saúde Unimed em Dourados têm esperado por meses para conseguirem vagas com especialistas. A demora pode ser maior para quem necessita de consulta com neuropsiquiatra, por exemplo. Nesse caso é possível até mesmo não encontrar vagas para atendimento em 2015.
O Dourados News entrou em contato com várias clínicas especializadas na cidade durante a tarde de quinta (29) e sexta-feira (30) no intuito de constatar a lentidão em conseguir atendimento por meio do prestador de serviço e pode conferir a dificuldade de quem acredita que através de um plano privado, possa ter melhor atendimento.
Nas especialidades das áreas de ginecologia, ortopedia e neuropsiquiatria a situação é complicada. A espera é de uma média de 45 dias para os dois primeiros.
Em alguns casos o agendamento tem até mesmo data específica para ser feito e a consulta acontece cerca de 40 dias depois disto. Por exemplo, no primeiro útil do mês de fevereiro são abertas as vagas para consultas do mês de março, que geralmente são preenchidas com rapidez.
Durante contato com uma das clínicas pesquisadas, consulta com ginecologista só seria possível para 25 de março. Em outra da mesma especialidade, a data seria para 5 de março.
Outra situação, a consulta em uma clínica ortopédica seria marcada apenas no dia 6 de março.
Para a assistente social Cláudia Benites, 36, que é usuária do convênio há seis meses, essa dificuldade para conseguir consultas é um problema. “Se pagamos é porque precisamos de médico regularmente, aí temos urgência e temos que esperar tanto tempo. Em geral são dois meses, às vezes até três para conseguir ginecologista ou neuropsiquiatra, realmente é difícil. Só continuo no plano, pois preciso sempre fazer exames e particular iria pesar”, cita.
A administradora de empresas Roslaine Jerônimo,24, possui o convênio há três anos e relata que passa por situação similar. Além disso, outro fator que a incomoda são as horas que espera para ser chamada na data da consulta.
“É horrível passarmos por isso, demora sempre em torno de 45 dias para se conseguir uma consulta, não é barato, a situação deveria ser outra. Faço tratamento sempre com gastroenterologista, endocrinologista, e ginecologista e é sempre assim, além de sempre chegar e esperar muito até ser atendida, são horas, é muita desorganização”, destaca.
Para a fotógrafa Laura Ávila, 22, que possui o convênio há 11 anos o fato da lentidão também é desagradável. Para conseguir um dermatologista ela aguardou dois meses. “É uma circunstância ruim, pois pagamos caro, e mesmo em situação de emergência não conseguimos atendimento rápido”, relatou.
Durante o contato com as clínicas o Dourados News constatou que a condição é diferente em áreas especializadas como pediatria e oftalmologia. A média é de cinco dias para se conseguir consultas.
O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Unimed em Dourados para saber o porque dos problemas existentes com o plano. A mesma afirmou que enviaria email se pronunciando a respeito das reclamações aqui divulgadas, o que não aconteceu até o fechamento desta matéria.