Colaboradoras do Sistema Fiems entregaram produtos de higiene arrecadados em unidades da capital e do interior. A iniciativa organizada em março, mês comemorativo ao Dia da Mulher, faz parte da campanha Sororidade em Ação, que beneficiou instituições que atendem o público feminino.
A enfermeira do trabalho da Fiems Rosilene Monteiro destaca a principal mensagem dessa iniciativa. “A Sororidade em Ação vem para trazer para nós mulheres a importância de a gente olhar uma pra outra, de a gente se apoiar, se ajudar, de olhar a dor da outra mulher. Essa campanha veio como um acolhimento muito importante que tantas mulheres precisam”.
Em Campo Grande, a instituição escolhida foi a Aciesp – Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo, localizada no bairro Aero Rancho e que atende mais de 300 mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto oferece suportes psicológico, jurídico e socioemocional, além de capacitação para o empoderamento dessas mulheres e encaminhamento ao mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos, o principal é o de corte e costura.
Para a fundadora presidente da Aciesp, Ceurecy Fátima Santiago Ramos, as doações chegaram em boa hora. “O maior público que a gente atende são de mulheres mais vulneráveis, que não têm dinheiro para comprar um sabonete, um absorvente. A prioridade para elas é garantir o alimento para os filhos e acabam não tendo condições de comprar esses produtos”, esclareceu
Já no interior do Estado, as doações foram para o Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência (CRAM), de Corumbá, e para a Associação dos Produtores Agroecológicos de Três Lagoas (Aspatres), que oferece reforço escolar e oficinas para famílias carentes. Além da arrecadação por parte dos funcionários, os alunos da escola Sesi de Três Lagoas também participaram da campanha.
“A gente se dedicou bastante para fazer as arrecadações, incluímos até os nossos alunos, que sempre fazem questão de ajudar. Então, entregar esses itens básicos de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade, impacta no nosso trabalho, foi extremamente satisfatório para nós e nossos estudantes”, disse Laíza Thaina Souza Romanini, embaixadora do Sesi Três Lagoas.
Fonte: Ascom Fiems