Para os católicos, estamos na chamada Semana Santa, período em que marca a saga da Ascensão e a Paixão de Jesus Cristo, partindo do seu reconhecimento triunfal ao chegar na cidade de Jerusalém, seguido da prisão, tortura, morte e a ressurreição. O ciclo também encerra a Quaresma e dá início aos 50 dias da Páscoa.
Nesta quinta-feira (28), chamada de Quinta-feira Santa, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de Padres e Bispos, Crisma e Unção dos Enfermos.
Durante a noite são relembrados os gestos de Jesus na chamada Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, Lava-pés e a instituição do sacerdócio. Historicamente, foi neste momento que Judas Iscariotes entregou Jesus por 30 moedas de prata. Logo depois, Cristo é preso, interrogado e, no amanhecer seguinte, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite; se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.
Amanhã (29) é a Sexta-feira Santa, simbolizando a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão.
No sábado (30), os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal.
Proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 14 passagens da Bíblia (7 leituras e 7 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos.
Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística.
Por fim, no domingo (31), a Páscoa. Esse é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte, ressuscita e mostra o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.
Veja a programação das principais paróquias de Campo Grande para o Tríduo Pascal:
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas
A programação da Paróquia se inicia nesta quinta-feira (28), com a Missa de Lava Pés, às 19h30 na Comunidade São Pedro e São Paulo. Na Sexta-Feira Santa, a celebração será às 15h. Após a celebração, haverá a Encenação da Paixão de Cristo que iniciará na Comunidade São Pedro e São Paulo e seguirá em procissão até a Igreja Matriz.
No sábado, terá a Missa do Fogo, considerada a missa mais longa deste Tríduo Pascal e se inicia às 18h30 na Comunidade São Pedro e São Paulo. A comunidade fica na Rua Barreiras, 297. No domingo, haverá missa de Páscoa em todas as comunidades, às 7h será na Nossa Senhora das Graças, às 8h30 na Igreja Matriz, às 17h na Mãe da Divina Misericórdia e 18h30 na São Pedro e São Paulo.
- Paróquia Nossa Senhora da Abadia
Nesta quinta-feira (28), a Paróquia Nossa Senhora da Abadia se reunirá no Santuário da Abadia São Domingos Sávio. A programação é de Missa da Instituição da Eucaristia às 19h, e de 21h30 a 00h, será momento de Adoração e Vigília.
Na Sexta-Feira Santa, a programação será de Celebração da Paixão do Senhor às 15h e Encenação da Paixão de Cristo, com o Teatro da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O Santuário São Domingos Sávio fica localizado na Rua Flamboiant, 277 – Cidade Jardim.
Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Abadia se encontram novamente no Santuário da Abadia no sábado às 19h. A programação é de Missa Solene de Vigília a Páscoa, Benção da água e do fogo e Batismo de Adultos. O Santuário fica localizado na Avenida Afonso Pena, 7120.
No Domingo de Páscoa, haverá Missa Solene de Vigília da Páscoa e Benção da água e do fogo na São Domingos Sávio.
- Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A programação do Tríduo Pascal da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro terá Missa da Ceia do Senhor, conhecida como Lava Pés, às 19h, nesta quinta-feira. O Sacramento será das 20h30 às 23h.
Na Sexta-Feira Santa, a celebração se inicia às 5h30 com adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor, seguido por Veneração da imagem do Cristo Morto às 16h30, Via-Sacra e Canto do Perdão às 19h. A missa do Sábado Santo será às 19h, com Vigília Pascal na Noite Santa.
O Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor terá missa às 7h, 10h, 16h, 18h e 20h. Às 17h, a programação é de Cantata de Páscoa.
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus
A programação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus se inicia nesta quinta-feira com a Missa de Lava Pés, às 19h. Na Sexta-Feira Santa, a celebração da Paixão de Jesus se inicia às 15h, com Via-Sacra, a Novena da Divina Misericórdia se inicia após a Via-Sacra. A missa do Sábado de Aleluia será às 19h, com Benção da Água e Sal. No domingo, haverá missa às 6h15, 7h30, 9h, 17h e 19h.
- Paróquia São Francisco de Assis
Às 19h de hoje, haverá a Missa do Lava Pés. Na Sexta-Feira da Paixão, a Via-Sacra se inicia às 8h. Às 9h, haverá Sermão das Sete Palavras. Às 15h, terá a Solene Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto. No sábado, a programação será de Vigília Pascal, às 18h. No domingo, haverá a Santa Missa de Páscoa, às 6h, 8h, 10h, 17h30 e 19h30.
- Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua
Na Sexta-Feira Santa haverá celebração da Paixão do Senhor, às 15h. No sábado, a programação é de Vigília Pascal, às 19h. No Domingo de Páscoa, a primeira missa será na São Miguel na Avenida Joaquim Manoel de Carvalho, 588. As missas de 9h30, 18h e 19h serão realizadas na Matriz, na Travessa Lídia Baís, 29.
- Paróquia Santa Rita de Cássia
A Santa Missa da Ceia do Senhor, também conhecida como Lava Pés, será às 19h30. Na sexta-feira, a programação será às 15h, com Celebração da Paixão do Senhor. No sábado, a Vigília Pascal começa às 18h30. A Celebração da Ressurreição, no Domingo de Páscoa, será às 7h e 18h30.