Fruta originária da região norte do país, o açaí teve seu consumo restrito a essa área durante muitos anos. Contudo, o cenário começou a mudar no final da década de 90 quando a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada no mercado nacional e internacional.
Desde então, o consumo de açaí no Brasil cresceu. É só olhar em volta e ver quantas lojas de açaí há pela cidade. Com certeza que no seu bairro tem pelo menos uma. Afinal, a fruta ganhou status e fama por suas propriedades antioxidantes e alto teor energético, e hoje, é queridinha não só no Brasil, como em vários países.
Percebendo esse mercado promissor, nasceu a Fruta Norte. O empresário Márcio Silva contou sua história, durante participação no Estande PrefCG, na noite deste domingo (7). Para ele, além da percepção de mercado, o que fez o negócio crescer foi o tratamento diferenciado aos parceiros, fornecedores e funcionários.
“O valor da nossa marca está em sempre acreditar e buscar o desenvolvimento local onde atuamos, a Fruta Norte acredita que podemos juntos transformar nosso ambiente e nossa comunidade apoiando eventos, instituições e projetos que somam com a transformação da nossa sociedade”, afirmou.
Quem também acredita na transformação da sociedade através de bons negócios, é a empresária Gláucia Magali Tarouco Batista da Zitrus – Mundo Cítrico. A empresa atende cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e cresceu mais de 300% em 4 anos, passando de 270 mil litros de bebidas para 780 mil.
“Somos uma fábrica de bebidas cítricas, à base do suco integral do limão-taiti. Eu sou a criadora e gestora da empresa, percebi que eu poderia trabalhar com os limões da lavoura do meu pai e comecei a desenvolver produtos. Fui criando uma linha de bebidas classificadas como suplementos alimentares líquidos e hoje temos até um licor especial, com mel de uma associação que atua na preservação do tatu canastra”, contou a nutricionista e empresária.
O Brasil, inclusive, é um dos principais produtores de frutas cítricas do mundo. Especificamente, em relação à produção de limão, 92% da fruta são consumidos no mercado interno e 8% são exportados. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2023).
A noite terminou com palestra do mastercoach Marcelo Sensacional e do especialista em marketing digital Nathan Barrios, eles trouxeram dicas valiosas para quem deseja alavancar o negócio com ferramentas digitais. Falaram sobre o posicionamento de marca (branding), vendas on-line, posicionamento no Google e noções básicas de tráfego pago digital.
A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e caminha para sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento, reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.